ÁGUA

O MUNDO PRECISA SABER MAIS

Água doce e limpa: de dádiva à raridade


Estudiosos preveem que em breve a água será causa principal de conflitos entre nações.

Sabemos a importância que a água tem para a sociedade e para a natureza. Mas o que não sabemos é que essa dádiva está se esgotando.

A água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e destruindo as nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.

É importante então saber quais são as fontes de poluição das águas para evitá-las. Existem vários tipos de poluição das águas, cuja classificação depende das origens ou causas e também das consequências.

* Poluição Biológica das águas:

Ocorre quando os corpos de água possuem micro-organismos patogênicos, tais como bactérias, vírus, vermes e protozoários oriundos principalmente de esgotos domésticos e industriais.

* Poluição Térmica das águas:

Ocorre quando são lançadas nos recursos hídricos grandes quantidades de águas aquecidas que foram usadas, por exemplo, em indústrias para aquecer caldeiras, em processos de refrigeração de refinarias, siderurgias e usinas termoelétricas.

* Poluição Química das águas:

Ocorre por produtos químicos nocivos e indesejáveis, sendo essa a mais problemática de todas as poluições das águas que estamos citando, pois seus efeitos podem ser sutis e demorar muito tempo para serem percebidos.

* Poluição Sedimentar das águas:

Ocorre quando há o acúmulo de partículas em suspensão, tais como do solo e de produtos insolúveis inorgânicos e orgânicos.

* Poluição Radioativa das águas:

Ocorre por meio dos resíduos radioativos lançados no ar e no solo por experiências nucleares, lixos atômicos gerados em usinas nucleares e em hospitais.

A água possui múltiplos usos; a utilidade que ela não tem para você terá para outra pessoa. USE COM MODERAÇÃO. O mundo agradece.