O que vc quer ler na escola?

Dicas de livros para aguçar a vontade de ler nos alunos.

Seu aluno não quer ler? Talvez a literatura escolhida seja a culpada...

...A maior missão de um professor de literatura não pode ser ensinar apenas o cânone aos alunos, temos que inspirá-los a ler, a capacidade de leitura vai ajudar o aluno em qualquer empreendimento futuro, e até ajudá-lo a escolher o que fazer de seu futuro, apresentando-o novas realidades.
Big image

Quem disse que só de livros vive a leitura?

Apresentar outras mídias que incentivam a leitura é importante, e pode sair mais barato do que você imagina, pense bem, livros infantis costumar ter imagens grandes e pouco texto, assim como as histórias em quadrinhos infantis. A utilização das histórias em quadrinhos pode fazer maravilhas para aguçar o faro de leitura de um estudante jovem.
Idade recomendada: 6 a 10 anos.
Big image

Coleção Salve-se Quem Puder.

A coleção de livros salve-se quem puder trás uma leitura agradável e que aguça a inteligência e o potencial investigativo do leitor jovem, Os livros além de histórias interessante, trás a cada página enigmas para o leitor responder, ser um leitor interativo é algo novo e o leitor jovem nem percebe que está lendo um livro para a escola.
Idade recomendada: 10 a 12 anos

A última chance.

Depois de uma certa idade é muito difícil de alguém se tornar um leitor assíduo, mas ainda há esperanças para os jovens de 12 a 15 anos, agora é hora de escolher livros onde eles se reconheçam nos personagens, por isso será preciso investir em livros e/ou histórias em quadrinhos que tragam personagens jovens, passando por períodos e situações parecidas com a que os jovens vivem, sem claro perder os elementos morais e ficcionais presentes em obras apreciadas por este público. Por sorte a literatura atual caminha por essa vertente, os novos best sellers costumam ser do gênero ficção infanto-juvenil e apelam para o emocional dos leitores constantemente. Boas indicações seriam Harry Potter, Jogos Vorazes, Série Divergente etc.
Porém se o seu leitor é aquele garoto que se assusta só de ver um livro com mais de 100 páginas, uma boa saída são os quadrinhos menos infantis, mas ainda assim procure personagens jovens que vivem dramas da juventude, boas indicações seriam: Homen Aranha, Os X-Men, Flash, Demolidor, Os Jovens Titãs e Robin.
Idade recomendada: 12 a 15 anos.