Zine da Ju

Tudo sobre Criminal Minds!

O que é Criminal Minds?

Criminal Minds é um seriado de TV americano criado em 2005 por Mark Gordon. A série fala sobre a Unidade de Análise Compormental (em inglês abreviado para BAU), uma equipe do FBI que analisa a mente de criminosos para poder prendê-los. Cada episódio é geralmente baseado em um novo assassinato, que pode variar de sequestro para assassinato em série.

A equipe atualmente conta com os agentes especiais Aaron Hotchner (Thomas Gibson), David Rossi (Joe Mantegna), Derek Morgan (Shemar Moore), Jennifer "J.J." Jareau (A. J. Cook), Alex Blake (Jeanne Tripplehorn), Dr. Spencer Reaid (Matthew Gray Gubler), e a técnica em análise e dados Penelope Garcia (Kirsten Vangsness). Também tem alguns ex-agentes, como Jason Gideon (Mandy Patinkin), Elle Greenaway (Lola Glaudini), e Emily Prentiss (Paget Brewster).

Já na sua oitava temporada, Criminal Minds já teve diversos casos estranhos e bizarros. Alguns episódios foram inspirados em casos e "serial killers" reais, como Jack o Estripador, H. H. Holmes, e Zodíaco. Mas, não importa qual seja o caso, sempre dá um frio na barriga. Se você não assiste, não sabe o que está perdendo!

Quem é Quem?

(da esquerda para direita na foto acima)


Spencer Reid: Interpretado por Matthew Gray Gubler, Spencer Reid é o grande gênio da série. Ele consegue ler 20,000 palavras por minuto, possui um QI de 187 e memória fotográfica, e têm três doutorados (detalhe: se formou do colegial aos 12 anos de idade). Porém, Spencer têm transtornos como Síndrome de Asperger e, por isso, tem grande dificuldade em interagir com outras pessoas. Desde a primeira temporada, Spencer é definitivamente o meu personagem favorito.

Alex Blake: Interpretada por Jeanne Tripplehorn, Alex Blake é a mais nova personagem da série. Ela entrou na oitava temporada, substituindo a agente Emily Prentiss. Ainda não se sabe muito sobre seu passado.

Penelope Garcia: Interpretada por Kirsten Vangsness, Penelope Garcia é a analista técnica da equipe da BAU. Garcia é filha única e seus pais foram mortos em um acidente de carro quando ela tinha dezoito anos. Após virar uma hacker profissional, ela foi contratada pelo FBI. Garcia é uma das personagens mais cômicas da série, e possui uma personalidade única e cativante.

Aaron Hotchner: Interpretado por Thomas Gibson, Aaron Hotchner é o chefe da equipe BAU. Hotchner é o típico policial: sério, sem humor algum, e raramente sorri. Ele foi casado com Haley Brooks, e tem um filho chamado Jack. Hotch também já foi atacado por diversos serial killers, e foi até raptado pelo Boston's Reaper (serial killer mais importante da terceira temporada).

David Rossi: Interpretado por Joe Mantegna, David Rossi surgiu na terceira temporada, substituindo o agente Jason Gideon. Após servir na Guerra do Vietnã e trabalhar pelo FBI, Rossi passou alguns anos aposentado antes de retornar a BAU. Ele escreveu diversos livros best-sellers sobre os casos mais famosos, e casou três vezes. Rossi é um personagem extrovertido, mas já foi considerado um "neat-freak" (pessoa obcecada por limpeza) por diversos personagens.

Derek Morgan: Interpretado por Shemar Moore, Derek Morgan também é um dos personagens mais antigos da série. Ele cresceu em Chicago, e seu pai, policial, foi morto em uma troca de tiros. Também já foi relatado que ele foi abusado por Carl Buford na primeira temporada. Derek é um personagem extremamente divertido e ligado à Penelope, mas, segundo Hotchner, "possui problemas em confiar nas pessoas".

Jennifer "J. J." Jareau: Interpretada por A. J. Cook, Jennifer Jareau é a agente que faz a ligação entre o FBI e a mídia. J. J. é uma grande amiga para toda a equipe, especialmente para Spencer e Penelope. Ela também possui certas phobias estranhas, como medo de florestas e cachorros. Ela é casada com William LaMontagne Jr. (apareceu pela primeira na segunda temporada, em um episódio inspirado por Jack o Estripador), e tem um filho chamada Henry. J. J. já saiu da BAU uma vez, na sexta temporada, após receber uma proposta para trabalhar no Pentágono, mas voltou no começo da sétima temporada.

Meus Episódios Favoritos...

5º lugar: Episódio 2x18 "Jones"

Na segunda temporada, um assassino que copia Jack o Estripador leva a equipe da BAU até Nova Orleans. É também o episódio em que a J.J. conhece o William. Com seu final chocante, o episódio ganhou o quinto lugar no meu "top 5".


4º lugar: Episódio 3x9 "Penelope (Parte 2)"

No episódio de continuação (a parte um falava sobre um caso de canibalismo), Penelope leva um tiro de um cara muito suspeito e fica a beira da morte. Ao que tudo indica, o suspeito é alguém bem perto da investigação... Com toda a sua tensão e seu final bem fofo, o episódio conquistou o quarto lugar.


3º lugar: Episódio 4x22 "The Big Wheel"

Conta o caso de um assassino autista de Nova York que grava as suas vítimas morrendo e depois manda para o FBI. Apesar de ser um pouquinho meio dramático, durante o episódio ainda é revelado que ele virou o melhor amigo de um menino cego que havia ficado órfão (acho que qualquer é capaz de adivinhar quem matou a mãe dele....). Com seu final de cortar o coração, o episódio virou um dos meus favoritos e ganhou o terceiro lugar.


2º lugar: Episódio 7x24 "Run (Parte 2)"

O episódio é o último da sétima temporada e é o final do caso de roubo ao banco. Tem muito drama e tensão do começo ao fim. A minha parte favorita é a despedida da Emily Prentiss da série e a frase no final. E, com essa despedida, o episódio conquistou o segundo lugar e a medalha de prata.


1º lugar: Episódio 8x12 "Zugzwang"

Este é o episódio em que a misteriosa namorada do Spencer é raptada, e ele tem que achá-la antes que seja tarde demais. Além de ser a resolução de um dos mistérios mais intrigantes da oitava temporada, o episódio é tão tenso que faz qualquer um ficar colado no sofá até o final. Com seu final de cortar o meu coração, o episódio ganhou primeiro lugar.


Abaixo está algumas fotos dos episódios listados acima e uma prévia do episódio ganhador do primeiro lugar.

HD - Criminal Minds 8x12 Zugzwang Sneak Peek

Críticas

Após suas duas primeiras temporadas de sucesso, as críticas sobre Criminal Minds ficaram muito diferentes umas das outras. Em Wall Street Journal, o jornal dizia que a série era merecidamente um grande sucesso. Já em The New York Times dizia que o problema da série era que ela dava muitos personagens e muita informação ao mesmo tempo, deixando as pessoas confusas. The Chicago Tribune diz que vale a pena assistir, mesmo que seja um tanto confuso. Outros jornais deram uma crítica parecida com essa. Apesar disso, a grande maioria da críticas são positivas, especialmente sobre a atuação dos atores. A série também conta com quase 13 milhões de espectadores por temporada somente nos Estados Unidos.

Entrevistando.... Matthew Gray Gubler

Primeiramente, gostaria de explicar que isto é uma entrevista fictícia. Eu nunca realmente entrevistei o Sr. Gubler (não por falta de esforço). Qualquer semelhança com outra entrevista é mera coincidência.


Juliana S: Bem, primeiro gostaria de perguntar uma coisa meio diferente: pode me dar um autógrafo?

Matthew G: Claro! (risos)

(Matthew assina o meu caderno)

JS: Bem, já faz oito temporadas que você interpreta o personagem Spencer Reid. Imagino que já conheça bem o personagem.

MG: Ah, isso é meio óbvio.

JS: Há alguma semelhança entre você e o personagem?

MG: Não! Spencer é uma pessoa completamente diferente de mim. Ele é super nerd, tem memória fotográfica, consegue ler mais de mil palavras por minuto... Comparado a ele, eu pareço um idiota!

JS: (risos) Como está sendo a oitava temporada para você? É a sua favorita?

MG: Estou adorando a nova temporada, mas não é a minha favorita. Acho que a minha temporada preferida é a segunda, quando Spencer é raptado.

JS: Pode nos contar algum spoiler?

MG: Ainda não posso revelar tudo, mas algumas coisas sim. Primeiramente, o grande assassino desta temporada é obcecado com a equipe da BAU. No episódio dezesseis, que vai ser lançado no Brasil esta semana, vamos revelar mais algumas pistas sobre ele e...

JS: (interrompendo) Você tem namorada?

MG: (confuso) Como?

JS: É...namorada... (inventando uma desculpa de última hora) Pode nos contar mais sobre a misteriosa namorada do Spencer, a Maeve. Afinal, quem inventou aquele final?

MG: Ah.... Foi bem triste mesmo. O episódio foi escrito por Breen Frazier. Todo mundo achou que seria um final bem chocante, especialmente porque ela era um dos grandes mistérios no começo da temporada.

JS: Planeja vir para o Brasil?

MG: Claro que sim! Ouvi dizer que o Brasil é um país maravilhoso. Quem sabe na estreia da nona temporada.

JS: Ah... Isso significa que você vai estar na nona temporada?

MG: Espero que sim! Acho que Spencer é um dos personagens mais antigos da série. Não tem como tirá-lo. Acho seria uma decepção aos fãs e...

JS: (interrompendo novamente) Qual o seu telefone?

MG: (confuso novamente)

JS: Quero dizer... Spencer tem uma grande aversão à tecnologia, né?

MG: Ah, claro! Spencer é um cara que não gosta muito de novas tecnologias. Prefere livros concretos, e não eletrônicos. Pode se dizer até que ele é o completo oposto da Garcia. (risos)

JS: (risos) E, além do Spencer, você tem algum personagem favorito?

MG: Gosto bastante da Garcia. Ela é outra personagem insubstituível sa série, e definitivamente é a mais engraçada. A Kirsten realmente é uma atriz incrível, e conseguiu transformar a personagem dela completamente.

JS: E a nova personagem? Alex Blake?

MG: Ela substituiu a Emily Prentiss da temporada anterior. Ainda estamos bolando o seu "episódio biográfico", mas tenho certeza de que os fãs logo vão gostar dela também.

JS: Mais algum recado para os fãs?

MG: Gostaria de agradecer aos fãs primeiramente. Se a série está no ar por oito temporadas, é por causa deles, que assistem a cada episódio. Sem eles, acho que Criminal Minds nem teria passado da primeira temporada.

JS: Então tá. Obrigada!

MG: O prazer é meu!

Frases Favoritas...

Para quem não sabe, os episódios de Criminal Minds geralmente começam e acabam com uma frase ou ditado famoso. Aqui está uma coleção das minhas frases favoritas da série.


"Imagination is more important than knowledge. Knowledge is limited. Imagination encircles the world." - Alber Einstein (Episódio 1x02 "Compulsion"; dito por Gideon)


"In the end, it's not the years in your life that count. It's the life in your years." - Abraham Lincoln (Episódio 1x15 "Unfinished Business"; dito por Elle)


"Fairy tales do not tell children that dragons exist. Children already know that dragons exist. Fairy tales tell children that dragons can be killed." - G. K. Chesterton (Episódio 3x05 "Seven Seconds"; dito por Hotchner


"Love all. Trust a few. Do wrong to none." - William Shakespeare (Episódio 3x09 "Penelope"; dito por Garcia)


"No matter how dark the moment, love and hope are always possible." - George Chakiris

(Episódio 4x22 "The Big Wheel"; dito por Morgan)


"Sometimes there are no words. No clever quotes to neatly sum up what's happened that day... sometimes the day... just... ends." - Aaron Hotchner (Episódio 4x26 "...And Back")


"I believe humanity was born from conflict. Maybe that's why in all of us lives a dark side. Some of us embrace it. Some have no choice. The rest of us fight it. And in the end, it's as natural as the air we breathe. Some point, we're forced to face the truth...ourselves." - Penelope Garcia (Episódio 6x08 "Reflection of Desire")


"The best and most beautiful things in the world cannot be seen or even touched - they must be felt with the heart" - Helen Keller (Episódio 6x12 "Corazón"; dito por Reid)


"The past cannot be cured." - Queen Elizabeth I (Episódio 7x01 "It Takes a Village; dito por J.J."


"I've always heard every ending is also a new beginning, we just don't know it at the time, I'd like to believe that's true." - Emily Prentiss (Episódio 7x24 "Run")


"Love is our true destiny. We do not find the meaning of life by ourselves alone. We find it with another." - Thomas Merton (Episódio 7x10 "The Lesson"; dito por Spencer)


"Being deeply loved by someone gives you strength, while loving someone deeply gives you courage" - Lau Tzu (Episódio 7x12 "Zugzwang"; dito por Spencer)


"The world breaks everyone, and afterward many are stronger at the broken places"

- Ernest Hemingway (Episódio 8x15 "Broken"; dito por Blake)

Ficou curioso?

A nova temporada de Criminal Minds já está passando! Se quiser assistir, é só ligar a sua TV no canal AXN toda segunda, às 10 horas da noite. Você não vai se arrepender!