Superbactérias

Inter-relacionando com o Neodarwinismo

Entendendo o conceito de superbactéria

O termo superbactérias se refere a cepas de bactérias patogênicas que sofrem uma seleção ao longo do tempo devido ao uso incorreto e indiscriminado de anti-microbianos, tornando-se assim multirresistentes à diversos antibióticos.


Big image

Possível surgimento

Grande parte destas superbactérias surgiu em função do uso de antibióticos de forma incorreta, indiscriminada ou sem prescrição e acompanhamento de um médico. Com o passar do tempo, muitas bactérias foram ganhando resistência aos antibióticos. Isso acontece, pois muitas pessoas interrompem o tratamento antes do prescrito pelo médico. Nestes casos, as bactérias não são eliminadas e ganham resistência ao medicamento (antibiótico).


Pílulas de Ciência - Resistência a antibióticos

Superbactérias correlacionadas com a teoria neodarwinista

A teoria sintética é o neodarwinismo dos biólogos modernos. Trata-se de um darwinismo atualizado com as modernas descobertas sobre hereditariedade. Está diretamente relacionada com a seleção natural, ou seja, aquela espécia cujo ambiente seleciona quem sobrevive e quem morre devido a interferência direta do meio ambiente. Para explicar as variações hereditárias descritas do vídeo anterior, criaram o conceito chamado de mutação, acontecendo quando á alteração hereditária de um gene. Quando á mistura de genes de indivíduos diferentes em uma população, ocorre a recombinação genética, surgindo genótipos novos sem a ocorrência de mutações.



Recombinação Gênica
Mutações