Hortifruti

basquete 2°G

Historia do Basquete

O basquetebol (popularmente conhecido como basquete) surgiu no ano de 1891, nos Estados Unidos. Seu criador foi James Naismith, professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Springfield (estado de Massachusetts – EUA).

O basquetebol chegou ao Brasil Trazido pelo professor de Artes August F. Shaw.Que veio Lecionar no Colégio Mackenzie em São Paulo.E Trouxe consigo uma bola de basquetebol.

Isso acontecerá em 1894.O Brasil então se tornou o primeiro País da America do Sul a receber o Basquetebol.

A fiba é a principal organizadora dos jogos de basquete no mundo.
Os EUA é onde se tem o maior lucro com o basquete, e lá se encontra os melhores jogadores do mundo e a maior seleção.

Tecnologia no basquete

No ano de 2009 foi lançado uma tecnologia que revolucionou o basquete, e principalmente ajuda o arbitro a ser mais justo e coerente com ambas os times; esse artificio é um aparelho chamado de "Digital Scoresheet". Esse aparelho filma jogo ao vivo e fica sobre supervisão dos arbitros da mesa, assim que tiver um lance polêmico o juiz principal recorre ao aparelho junto aos arbitros da mesa.


Pesquisadores dos Estados Unidos, em parceria com a InfoMotion Sports Technologies, desenvolveram um sistema integrado a bolas de basquete que é capaz de medir a mecânica de manuseio e lançamento, podendo ajudar ainda mais no desenvolvimento do esporte.

Segundo os pesquisadores, o sistema pode facilitar o trabalho de correção de jogadas. Os jogadores poderão saber, por exemplo, se precisam trabalhar mais na mira, no balanço, na força ou no arco dos lançamentos, tudo isso para melhorar ainda mais a qualidade do esporte.

Arremeços errados

Trabalho de Educação física - Antes

Arremeços certos

basquete educação fisica 2

Conclusão

Percebemos uma melhora nos arremessos, de todos os participantes do grupo, devido à forma de como os arremessos fora efetuados. O Daniel no principio havia acertado 5 arremessos, e depois foram 8 acertos, o João Pedro acertou 4 e depois 6 e o João Marcus acertou 5 e depois 7, mas mesmo tendo uma melhora houve uma grande dificuldade de mudar o modo de arremessar, já que todos os participantes já possuíam uma forma de arremessar pessoal, e quando se esta acostumado a fazer um movimento de um jeito, é muito difícil mudar esse jeito.

Essas melhoras foram percebidas à partir da comparação dos videos e das fotos que fizemos dos arremessadores, confirmando à teoria de que a tecnologia pode ser útil para melhorar o desempenho e rendimento do atleta para fazer a função que foi designada à ele. E também pode-se concluir que no futuro os esportes estarão mais competitivos que hoje em dia, pois a cada ano a tecnologia evolui mais, fazendo que no futuro todos os esportes precisem de usar a tecnologia a seu favor.