Plásticos

Mau necessário?

O que são Plásticos?

O plástico é um material feito por grandes cadeias moleculares chamadas polímeros, que são formadas por moléculas menores, chamadas monômeros. O petróleo e gás natural são as principais matérias primas para a produção dos plásticos. Para esse material ser produzido, normalmente ocorre um processo na qual componentes do óleo cru ou gás natural são tratados, e transformados em etileno e propileno. As diferentes combinações de monômeros formam uma série de plásticos, com diferentes propriedades e características.

Tipos de plásticos

Existem várias maneiras para identificar os diferentes tipos de plásticos.

Eles podem ser divididos em termoplásticos e termorrígidos. Esta divisão é baseada nas características de fusão desses materiais. Os Termoplásticos podem ser aquecidos e moldados, e ao serem aquecidos eles amolecem e podem ser moldados de novo. Isto é o que possibilita o processo da reciclagem. A maioria dos plásticos são termoplásticos, ou seja, também reciclados. Os Termorrígidos só podem ser moldados uma vez. Depois de moldados, o reaquecimento pode destruir o material. Por isso, a reciclagem deste tipo de material é muito difícil. Comparando eles aos termoplásticos, os termorrígidos apresentam mais estabilidade.


Os plásticos também podem ser divididos em:

- PET: Poli (tereftalato de etileno)

- PEAD: Politietileno de alta densidade

- PVC: Poli (cloreto de vinila)

- PEBD: Polietileno de baixa densidade

- PP: Polipropileno

- PS: Poliestireno

- Outros: Copolímero de etileno e acetato de vinila (EVA)

Além disso, os plásticos podem ser biodegradáveis, oxi-biodegradáveis e bioplásticos.

Tipos de reciclagem:

1) Reciclagem Mecânica

é a forma de reciclagem mais comum onde ocorre a transformação dos objetos plásticos em pequenos grânulos que podem ser usados para fazer outros produtos.

2) Reciclagem Química

é um método mais elaborado onde o produto é de alta qualidade.

3) Reciclagem Energética

é o processo onde transforma o plástico em energia térmica e elétrica.

Big image

Ciclo de vida do Plástico

Big image
Plastics in Our Oceans
Big image
Surfrider Rise Above Plastics - Plastics Kill
Plastic Shores: 'Micro-plastics' Animation

Assista esse vídeo, do 'TED talks', para saber sobre três possíveis ciclos de vida de uma garrafa plástica.

What really happens to the plastic you throw away - Emma Bryce

Nesse video, um jóvem chamado Boyan Slat, apresenta uma alternativa de como livrar o oceano dos plásticos, usando suas correntezas...

How the oceans can clean themselves: Boyan Slat at TEDxDelft

E se não existisse plástico?

ARTE EM PLÁSTICO

Notícias atuais

10 Toneladas de plásticos foram doadas para reciclagem na Feiplastic 2015

A terceira edição da Operação Reciclar ocorreu no inicio de Maio de 2015 em São Paulo e teve como objetivo principal mostrar que a reciclagem dos plásticos gera benefícios para a sociedade e contribui para o desenvolvimento social.

Durante os dias de evento, os participantes puderam observar um modelo de usina de reciclagem onde se realiza o processo de preparação dos resíduos plásticos para serem transformados em novos produtos.

Mais de 10 toneladas de plásticos, de 27 empresas, foram coletados para reciclagem e 15 famílias foram beneficiadas. Além de ajudar as pessoas o projeto mostrou o ciclo da vida dos plásticos e como eles participam diariamente da vida das pessoas promovendo desenvolvimento, economia, saúde e bem estar.

Durante o evento houveram desfiles e palestras que conscientizaram os participantes sobre as maneiras de se descartar e reciclar os plásticos corretamente.

Fonte original: http://www.investimentosenoticias.com.br/reciclagem/10-toneladas-de-plasticos-foram-doadas-para-reciclagem-na-feiplastic-2015


Publicado no dia 20 de Maio de 2015

No Canadá, plástico reciclado é utilizado para pavimentar ruas e avenidas

Em Vancouver, Canadá, as autoridades locais planejam tornar o lugar em uma cidade 'verde' até o ano de 2020. Para que esse objetivo seja alcançado a prefeitura local e empresas privadas tem utilizado plástico reciclado para desenvolver um novo processo de utilizar esses plásticos (reciclados) para transforma-los em uma cera que será adicionada à tradicional mistura de asfalto quente. Com essa mistura ruas e avenidas seriam pavimentadas e haveria concertos nas vias com um menor custo.

De acordo com Gizmag Karyn Magnusson, da Engineering Services, "A mistura de asfalto quente não é algo novo, mas o que o torna único é a utilização de uma cera feita com plástico reciclado". Ele também afirma que a empresa está testando a mistura quente com uma série de aditivos diferentes destinados a diminuir a viscosidade do componente desde 2008, para tornar sua aplicação mais simples a temperaturas mais baixas. Apoiando seus argumentos, Gizmag relata que até agora, há três trechos pavimentados com a nova mistura nas estradas de Vancouver.


Fonte original: http://canaltech.com.br/noticia/curiosidades/Canadenses-utilizam-plastico-reciclado-para-pavimentar-ruas-e-avenidas/


Publicado no dia 17 de Dezembro de 2012


Pesquisadores criam plástico que se desmancha quando exposto


Os pesquisadores americanos descobriram um tipo de plástico biodegradável que quando exposto a uma fonte de luz específica é reduzido a moléculas.

O estudo realizado por cientistas da Universidade da Dakota do Norte usou um composto a base de frutose (a proteína encontrada nas frutas) para criar uma solução de moléculas. Diferentemente dos outros tipos de plásticos que produzem chorume e o liquido que escorre dos materiais são altamente tóxicos.

Quando esse plástico é exposto a luz ultravioleta por 3 horas, os pesquisadores conseguiram decompor o polímero, voltando a solução de moléculas que havia originado.

"Nossa estratégia poderá construir novos materiais degradáveis com a luz após serem usados, diminuindo os efeitos de produtos químicos indesejados no meio-ambiente" contou o Dr. Sivaguru Jayaraman, um dos responsáveis pelo estudo.

Como qualquer outra pesquisa, os pesquisadores afirmaram que precisam realizar mais testes para testar a durabilidade e a força dos potenciais futuros plásticos formados por frutose.

Nos próximos anos os cientistas iram testar em carros e eletrônicos para analisar o funcionamento dos polímeros.

Fonte original: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/pesquisadores-criam-plastico-que-se-desmancha-quando-exposto