Coração e seu ciclo

Ciclo Cardíaco

É a sequencia de movimento rítmicos que o músculo do coração faz. Quando uma câmara cardíaca relaxa chamamos de diástole e quando contrai chamamos de sístole.
O sangue entra no átrio direito pela veia cava. Ele é forçado a passar para o ventrículo direito após a contração dos átrios (sístole auricular). Ao chegar no ventrículo, as paredes do mesmo contraem-se (sístole ventricular) expulsando o sangue, que seguirá seu caminho pela artéria pulmonar retornando à parte esquerda pela veia pulmonar. O átrio esquerdo força a ioda do sangue para o ventrículo esquerdo e após a sístole ventricular o sangue é circulado novamente pela artéria aorta.

Nódulo sinoatrial

Nódulo sinoatrial é uma região do coração que controla a frequência cardíaca. Está localizado entre o átrio direito e a veia cava superior. A frequência cardíaca é de aproximadamente 72 contrações por minuto.Por ter uma frequência cardíaca mais rápida em relação às outras partes do coração, os impulsos originados dele espalham-se para os átrios e ventrículos, estimulando essas áreas rapidamente e ditando o ritmo do coração, por isso é chamado de marcapasso.
Ciclo cardíaco em 5 minutos