Trabalho de Biologia

Desmatamento no Brasil

A História do Desmatamento no Brasil

O desmatamento nas florestas brasileiras começou assim que os portugueses chegaram ao litoral brasileiro no ano de 1500. Atraídos pelo fácil lucro da venda do Pau-Brasil na Europa, a extração da madeira no brasil ficou mais intensa a fim de confeccionar móveis e tingir tecidos.

Urbanização e Desmatamento

A expansão das cidades tem provocado a diminuição das áreas verdes, assim como o crescimento populacional e o desenvolvimento industrial demandam cada vez mais áreas amplas para uso. Com o aumento da população urbana, houve a necessidade de expandir os limites das cidades, causando uma maior destruição das florestas e campos nas redondezas.
Big image

Queimadas e Incêndios

Muitos incêndios ocorrem por motivos econômicos. E quando acontecem, interferem na atmosfera terrestre, causando alterações em sua composição química e levando consequências aos ecossistemas.

As queimadas tem como principal finalidade aumentar as áreas de cultivo, mata os microorganismos benéficos para o solo, e a infertibilidade do solo, que juntamente com o desmatamento gera a desertificação.

As Ações Contra o Desmatamento

Embora todos estes problemas ambientais estejam ainda ocorrendo, verifica-se uma diminuição significativa em comparação ao passado. As matas e florestas são de extrema importância para o equilíbrio ecológico do planeta Terra e para o bom funcionamento climático, pois, afinal, são as árvores que liberam oxigênio para consumo, e com a ajuda de algas, limpa o ar do CO2.
Trabalho de Biologia

Créditos

Guilherme Mariano (17) - Planejamento do trabalho, elaboração dos textos e participação no vídeo
João Pedro Albuquerque (20) - Marca página e participação no vídeo
Pedro Capilé (28) - Filmagem e elaboração dos textos
Pedro Furtado (29) - Filmagem e edição