EntrEscolhas Geração D'Ouro |nº 4

C.M. Gondomar | Gondomar Cultural | Programa Escolhas

Big image

EntrEscolhas em Festa com a comunidade

O projeto de intervenção social EntrEscolhas – Geração D’Ouro E5g, promovido pela Câmara Municipal de Gondomar e gerido pela Associação Gondomar Cultural, promoveu a realização da Festa da Comunidade, evento que visa estabelecer novas relações de compromisso e proximidade com a população residente do Conjunto Habitacional de Carreiros.


O evento foi produto das reuniões informais do STAFF, um grupo de jovens empreendedores orientado para a mudança social e cultural do Conjunto Habitacional de Carreiros e que desempenhou, na orgânica da iniciativa, e através da ação voluntária, um papel de apoio às diferentes atividades que decorreram com a coordenação do projeto EntrEscolhas-Geração D'Ouro E5g.


A assunção do compromisso com os jovens para a realização da Festa da Comunidade implicou a realização de diversos preparativos nos quais os mesmos foram envolvidos, a saber: a criação de cartazes e convites alusivos ao evento, a distribuição de bandeiras de papel, a fim de serem personalizadas pela comunidade e incluídas nos adereços da festa, o contato prévio de grupos e jovens que compuseram o cartaz cultural, a realização de ensaios de dança, a divulgação da iniciativa em Assembleia de Jovens, etc.


A Festa da Comunidade assumiu-se com um ponto de contato com a comunidade local e, essencialmente, serviu os propósitos da promoção do EntrEscolhas-Geração D'Ouro E5g como instituição de intervenção comunitária nas freguesias de Rio Tinto e Jovim, dando a conhecer as valências disponibilizadas aos participantes e moradores do Conjunto Habitacional de Carreiros no âmbito da ação social e educativa da Câmara Municipal de Gondomar, e as vinte e três ações, repartidas em cinco medidas, da alçada do Programa Escolhas.


No programa da iniciativa, que decorreu no Centro Multivalências de Carreiros, constaram as seguintes atividades:


- Dança - Grupo Stars
- Música popular e Magia
- Moda D’Ouro - Desfile de moda com as crianças e jovens participantes do EntrEscolhas
- Mostra de artesanato

- Artistas convidados - B13

- Exposição dos troféus desportivos alcançados pelo EntrEscolhas


B13 - GONDOMAR (EntrEscolhas Geração D'ouro)
Big image

Moda EntrEscolhas desfilou na "passerelle"

A moda do EntrEscolhas-Geração D'Ouro E5g desfilou na "passerelle" da Festa da Comunidade, com criações exclusivas por voluntárias e participantes do projeto. Tendo por base uma t-shirt branca foram dadas asas à criatividade em criações originais e diversificadas. Os modelos foram as crianças e jovens do projeto, as nossas "criadoras" foram Dulce Costa, Lurdes Oliveira, Cátia Freitas, Maria Glória Pereira e Cristiana Gomes. A todas um muito obrigada pela colaboração!




Big image

A Violência é um Ciclo - TU PODES PARÁ-LO

A violência seja ela qual for - entre pares, nas relações de intimidade, doméstica e no namoro - tem vindo a tornar-se um problema que se reflete a nível social, onde, muitas vezes, a igualdade e o respeito são substituídos pelo poder e pelo medo.


O combate à violência tem vindo a assumir-se como um dos objetivos para que se alcance uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse sentido, a Dinamizadora Comunitária do EntrEscolhas Carina Mendes criou panfletos informativos e dinamizou duas sessões onde se deu lugar ao debate aberto sobre "violência no namoro" (para jovens) e "bullying" (para crianças). Nos debates foram utilizadas dinâmicas de grupo como Brainstorming, Roleplaying, Expressão escrita, entre outras com o objetivo de alertar os jovens para o tema – Violência, sensibilizar os jovens para Comportamentos Violentos e reforçar o direito ao respeito pelo Outro e por si Próprio.

Big image

Portugal alcança quinto lugar no Mundial de Futebol de Rua

A seleção nacional de Futebol de Rua foi quinta classificada no Campeonato Mundial da disciplina, evento que contou com a participação de 64 equipas, oriundas de 50 países. Portugal perdeu nos quartos-de-final com a seleção do Brasil que se sagraria campeã, ao vencer o México na final masculina da competição.


Bruno Ricardo Almeida, também conhecido como Bruno "Tocha", natural de Rio Tinto e residente no Conjunto Habitacional de Carreiros, foi o representante gondomarense na competição, sucedendo a Daniel Miranda, participante no Torneio do ano anterior e natural de São Pedro da Cova. "Individualmente não correu na perfeição. Demorei a adaptar-me ao piso e à bola e depois demorou para voltar a ter confiança. Já coletivamente houve uma excelente união que fez com que sentíssemos estar em família. Infelizmente, não conseguimos conquistar o caneco", reconheceu o participante do EntrEscolhas-Geração D'Ouro, projeto que lhe possibilitou o acesso à seleção após a vitória no Torneio Nacional de Futebol de Rua, em Aveiro.


"O momento mais importante foi antes do primeiro jogo, quando cantamos o hino nacional. O pior foi quando perdemos nos quartos-de-final contra o Brasil. O futebol de rua não é só mais uma modalidade desportiva. Serve para poder conhecer outras pessoas e outras culturas, criar laços de amizade. O fair-play é algo muito importante nesta modalidade. Sinto-me feliz por ter participado", disse. "Quero agradecer ao projecto EntrEscolhas pela participação no campeonato nacional,pela sua equipa. E um agradecimento ao "Boss" Gonçalo Santos (CAIS) e aos seleccionadores por me terem deixado participar nesta experiência",finalizou.


De acordo com a Associação CAIS, entidade responsável pela realização anual do Torneio Nacional de Futebol de Rua, a competição foi concebida para trabalhar, além das competências futebolísticas, as competências pessoais e sociais. O Campeonato Mundial de Futebol de Rua (HWC) cumpriu a sua 11ª edição e sendo um evento internacional, pretende usar o poder positivo e mediático do futebol como forma de valorizar e alertar para as problemáticas da exclusão social e da pobreza em todo o mundo.


EntrEscolhas promove Oficinas de Bijuteria e Quilling

As oficinas do EntrEscolhas-Geração D'Ouro E5g são dos momentos mais requisitados pelas crianças e jovens que aproveitam para evoluir na criação de peças únicas construídas com recurso aos mais diversos materiais. No caso das Oficinas de Bijuteria as "criações" repartiram-se entre colares, pulseiras e brincos utilizando "missangas".


A oficina de Quilling, ou filigrana em papel, é uma técnica artesanal na qual várias tiras de papel são enroladas, moldadas e coladas. O Quilling é usado em decorações de convites, scrapbooking, quadros, caixas, molduras, etc. Sendo uma técnica económica – os materiais são papel e cola – tem, em tempos recentes, granjeado popularidade. O Quilling foi inicialmente desenvolvido no Renascimento e certos painéis da Capela Sistina (Itália) são ornamentados com esta técnica.


"Porquinhos mealheiros" ajudam a poupar

O Dia Mundial da Poupança, celebrado a 31 de outubo, foi criado com o intuito de alertar os consumidores para a necessidade de disciplinar gastos e de amealhar alguma liquidez, de forma a evitar situações de sobreendividamento. O EntrEscolhas está a preparar a efeméride e desenvolveu oficinas de "porquinhos mealheiros" no Centro Jovem Trás-da-Serra, em Jovim.


Com esta iniciativa pretende-se sobretudo relembrar:


- que também é necessário pensar a longo prazo,

- que também é necessário deferir, planear, conceber o futuro


Big image

EntrEscolhas assinala Dia Internacional da Juventude

Assinalando o Dia Internacional da Juventude, celebrado a 12 de agosto e este ano dedicado ao tema "Migração Jovem e Desenvolvimento", o EntrEscolhas-Geração D'Ouro E5G visitou a fundação de Serralves. Ao primeiro contato com a exposição de arte conceptual de Mel Bochner, seguiu-se a visita à Casa de Serralves e, por fim, aos 18 hectares do jardim envolvente. Posteriormente, foram desenvolvidas oficinas de Culinária, Karaoke e Ténis de Mesa.

Big image

Luís Maia foi "embaixador" na Volta ao país com o Comboio Escolhas

Eram 16.30h em Santa Apolónia quando o Comboio Escolhas arrancou para a sua II volta pelo país com cerca de cem " jovens embaixadores" de projetos de todo o território.

No final foi uma explosão de abraços e muita emoção marcou as despedidas do Comboio Escolhas para a Cidadania que chegou no domingo, dia 11 de agosto, ao final da manhã, à estação de Santa Apolónia, com cerca de 100 jovens convidados de todo o país que, durante uma semana, percorreram Portugal de norte a sul.

Estes "embaixadores" do Escolhas foram selecionados para esta viagem, em cada projeto financiado pelo Programa, por se terem distinguido ao longo do ano nas suas comunidades e também nos resultados escolares...

O jovem Luís Maia foi o representante do EntrEscolhas!


75ª Volta a Portugal em Bicicleta - Passagem por Gondomar

O EntrEscolhas-Geração D'Ouro E5g assistiu à passagem da segunda etapa da 75ª Volta a Portugal em Bicicleta, em Gondomar. Para o efeito,as crianças e jovens do projeto colaboraram na produção de uma tarja alusiva ao evento. A segunda etapa ligou Oliveira de Azeméis a Viana do Castelo e foi conquistada por Rui Sousa (Efapel).


Big image

Área Parceiro: Gondomar Social

A Gondomar Social - Associação de Intervenção Comunitária, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que tutela o Lar de Infância e Juventude Especializado LIJE) "Gondomar Coração D' Ouro", sedeado em Baguim do Monte - Gondomar e destinado ao acolhimento de dezoito jovens do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, com problemas de comportamento.


Os Lares de Infância e Juventude constituem uma resposta social que surge da necessidade de acolher crianças/jovens que, por razões de disfunções graves ou outras, careçam do apoio de uma estrutura residencial. Enquanto instituições de acolhimento em substituição das famílias devem proporcionar “estruturas de vida tão aproximadas quanto possível às das famílias, com vista ao seu desenvolvimento físico, intelectual e moral e à sua inserção na sociedade” (artigo 2º do Decreto-Lei 2/86 de 2 de Janeiro).


O Lar funciona por um sistema progressivo de fases que pretende incutir uma crescente responsabilização das jovens pelos seus comportamentos e atitudes, bem como a aquisição de competências pessoais e sociais, baseado numa estrutura de avaliação comportamental. Cada fase subentende um processo evolutivo em termos comportamentais, e é consubstanciado em regalias ou perdas significativas para aquela. A implementação do sistema está condicionada pela duração da medida de acolhimento e assenta nas necessidades/potencialidades específicas a desenvolver.


ENTRESCOLHAS - GERAÇÃO D'OURO

O EntrEscolhas – Geração D’Ouro, é um projeto de intervenção comunitária financiado pelo Programa Escolhas, promovido pela Câmara Municipal de Gondomar e gerido pela Gondomar Cultural nas freguesias de Jovim e de Rio Tinto (Carreiros).


Centro Multivalências de Carreiros

- Rua da Restauração, 756 | 4435-074 Rio Tinto

- T: 22 974 93 25


Centro Jovem Trás-da-Serra

- Rua Jerónimo Almeida Bastos | 4510-064 Jovim

- T: 22 450 25 02


Big image