Mulheres do Séc. XXI

Mulheres do séc. XIX e XXI

Mulheres do séc. XIX

As mulheres durante o século XIX se ocupavam com os deveres domésticos, muitas delas não tinham interesse para a instrução, a consciência de mudança através do conhecimento era quase inexistente.

Mal entravam na adolescência já estavam se preparando para casar, com seus vinte e poucos anos já tinham muitos filhos. As missas eram lugares onde as mulheres procuravam o "amor de suas vidas".

Os romances literários influenciavam no pensamento das moças, com a procura do amor de suas vidas.A educação das mulheres era diferenciada da masculina, em que negras,pobres e indias não ia a escola. Para as privilegiadas, aprendiam a ler, escrever, aprendiam as noções basicas da matemática e eram incentivadas a aprender tarefas domésticas, pois para muitos apenas isso era a função da mulher.

"As últimas décadas do século XIX apontam para a necessidade de educação para a mulher, vinculando-a a modernização da sociedade, a higienização da família, a construção da cidadania dos jovens, a educação feminina deveria permanecer sobre a égide e influencia cristã, quer dizer, católica".

Mulheres do séc. XXI

"A presença paritária de homens e mulheres nos bancos acadêmicos, no

mercado de trabalho, na direção de veículos, enfim, na sociedade, talvez não

permita ver que a discriminação contra a mulher ainda existe. Prova disso é a

presença rarefeita de mulheres nos órgãos de cúpula do poder".

Aos poucos,as mulheres estao conquistandos importantes lugares no mercado de trabalho, assumindo posições que antes apenas homens participavam.Esta acontecendo uma libertação, mesmo ainda existindo injustiças, como salarios mais baixos, mas aos poucos , tudo isso ira mudar, com revoluções femininas.

Com a entrada da mulher no mercado de trabalho, uso dos métodos contraceptivos, uma independencia maior, estão cada vez mais anulando a sociedade patriarcal.