Francisco's Learning Diary

APPS4EL TTLA: Short-term exchange with students in Spain

1º Dia: 24 de fevereiro

Passavam um pouco das 16h, quando a carrinha da Câmara Municipal nos veio buscar para irmos para o aeroporto. Quando lá chegámos, como tínhamos tempo, visitámos as lojas. Na hora do embarque, senti-me um pouco nervoso, pois era minha primeira viagem de avião, no entanto correu muito bem. Quando chegámos a Madrid, fomos para o apartamento, onde pernoitámos.

2º dia: 25 de fevereiro

O dia começou muito cedo: tínhamos muita coisa para visitar em Madrid. Tomámos o pequeno almoço numa pastelaria e começámos a visita a pé. O que eu mais gostei foi o palácio real, onde as decorações eram perfeitas, o parque, que era muito grande, as estátuas de D. Quixote e de Sancho Pança e o Hard Rock Café. Fomos almoçar e seguimos de metro para a estação de Atocha, onde visitámos o memorial aos falecidos do atentado terrorista. Mais tarde, apanhámos o autocarro em direção a Navahermosa. Quando chegámos, as famílias estavam à nossa espera. Jantei tortilha, já em casa do meu parceiro.

3º dia: 26 de fevereiro



Acordei muito cedo porque tinha que me preparar. Fomos para a escola às 8h20. Estava um dia de sol (o único durante a semana) e como os alunos das outras escolas ainda não tinham chegado, aproveitámos e fomos visitar a Torre de Malamoneda, onde fizemos um peddy-paper fotográfico na necrópole ao lado. Almoçámos às 15h00, eu achei muito tarde, mas para os Espanhóis é a hora normal. À tarde, fui com o meu parceiro, a irmã e mais 2 amigas, fazer uma sessão fotográfica. Demorámos a tarde toda. À noite, estivemos num parque com todos os participantes do Erasmus+ e seus parceiros.

4º dia: 27 de fevereiro



O dia começou com muita chuva, o que me desiludiu muito, porque eu odeio chuva. Na escola, dançaram música tradicional espanhola e a música "Shape of you" de Ed Sheeran. Fizemos a apresentação dos alunos e dos vários professores acompanhantes. Fizemos um questionário sobre segurança na Internet, organizado pelo Professor António Casal. Depois fomos visitar Navahermosa e fomos recebidos na Câmara Municipal pela sua presidente. Visitámos a torre do relógio e a assembleia municipal. De seguida, fui para casa e passei a tarde a jogar Monopoly. Antes do jantar, fomos a um café com todo o grupo.

5º dia: 28 de fevereiro



Levantei-me muito cedo para sairmos de autocarro em direção a Toledo. A viagem foi longa, pois estava mau tempo e tínhamos de andar devagar. Quando chegámos, estivemos na parte histórica da cidade a ouvir as explicações de um guia turístico. Depois do almoço, continuámos a descoberta da cidade e, no final, demos uma volta ao centro comercial, onde reparámos que havia lojas portuguesas. Durante a visita por Toledo, visitámos muitas lojas repletas de espadas. Mal cheguei a casa, jantei e como estava muito cansado fui dormir.

6º dia: 1 de março


Durante a noite, não dormi nada porque estava um grande temporal. Levantei-me e tomei o pequeno almoço com alguma pressa, pois já estava atrasado. Quando chegámos à escola, entrámos no autocarro e fomos visitar o Parque Nacional de Cabañeros. A visita foi muito interessante e aprendemos muitas coisas sobre os animais e árvores existentes no parque. Depois da visita, fomos para o restaurante, onde comi pela primeira vez carne de veado. De tarde, estive a conviver com o meu parceiro.

7º dia: 2 de março

Hoje acordei triste já que era o último dia em que ia estar com os parceiros. Na escola, todos os alunos apresentaram as respetivas escolas. Depois, a escola ofereceu um pequeno lanche e presenteou-nos com várias atuações. No final da tarde, fomos ao teatro assistir ao musical "Mama Mia" representado pelos alunos. O musical foi muito maravilhoso.

O jantar de despedida correu muito bem: estivemos a conviver uns com os outros, dançámos, cantámos, tirámos fotos e recebemos os certificados de participação no intercâmbio escolar. Também recebi, juntamente com o meu parceiro, o primeiro prémio por termos acertado a todas as perguntas acerca da Internet Segura.

8º Dia: 3 de março

Tive de acordar muito cedo para apanhar o autocarro. Despedi-me das famílias com muita pena de me vir embora. Fomos até Toledo de autocarro e depois mudámos para outro em direção a Madrid. Quando chegámos a Madrid, deixámos as malas num cacifo da estação e fomos dar mais uma volta por Madrid, pois ainda tínhamos muito tempo até ao voo. A viagem de regresso correu muito bem apesar do nevoeiro. Quando chegámos, tivemos um pequeno incidente pois uma das malas rebentou e tivemos de pedir indemnização.

Impressão global


Eu adorei esta experiência por muitos motivos. Um deles foi por andar pela primeira vez de avião. A outra, foi viver durante uma semana com a família do meu parceiro espanhol. A última e, para mim a melhor, foi conviver com pessoas de outras nacionalidades. Acho que estes projetos deveriam ser mais promovidos nas escolas visto que é uma excelente maneira de conhecer pessoas e de melhorar o nível do nosso inglês. Com esta viagem conheci novas culturas, novas pessoas e fiz grandes amigos. Aquilo que menos gostei foi o mau tempo e o ter vindo embora.