António's Learning Diary

APPS4EL TTLA: Short-term exchange with students in Spain

1º Dia: 24 de fevereiro

Viagem de Sátão até Madrid. Saímos de Ferreira de Aves, por volta das quatro da tarde, numa carrinha da Câmara Municipal e chegámos ao aeroporto do Porto pelas 18h00. Comemos umas sandes, passámos a segurança e embarcámos às 19h30 no avião da Ryanair. O voo foi muito rápido até Madrid. Quando saímos do aeroporto, tínhamos um taxi à nossa espera que nos levou até ao hotel.

2º dia: 25 de fevereiro

Acordei com algum cansaço da viagem da véspera. Durante a manhã, fomos passear por Madrid, onde visitamos vários monumentos, dos quais destaco o Palácio Real. Ao almoço, estranhei um pouco a comida. À noite, apanhámos um autocarro da Estação Sur que nos levou até Navahermosa, e daí fomos para casa dos nossos parceiros.

3º dia: 26 de fevereiro

Logo pela manhã, fui para a escola com o meu parceiro. Junto às ruínas da Torre de Malamoneda, a alguns quilómetros de Navahermosa, fizemos um peddy-paper fotográfico, .utilizando o Google Maps. Depois, às duas da tarde, fomos almoçar; aqui, eles almoçam tarde. Passei a tarde com o Juan, o parceiro do Zé; juntos jogámos PlayStation e à bola. Mais tarde, fomos conhecer os outros parceiros, pois os Italianos, os Polacos e os Alemães só chegaram nessa altura.

4º dia: 27 de fevereiro

Durante a manhã, descobrimos a escola e a vila. Reparei que algumas coisas eram diferentes. Aprendi, entre outras coisas, como funcionam os relógios que se localizam no alto das torres, como o da Câmara Municipal de Navahermosa. Durante a tarde, estive a aprender a tocar guitarra, uma vez que o meu parceiro sabe tocar. A seguir, fomos para um café ter com os amigos dele e com alguns parceiros de outros países.

5º dia: 28 de fevereiro

Neste dia, fomos visitar a cidade de Toledo, capital desta província. Esta cidade tem muralhas em toda a volta e, dentro delas, todos os edifícios são autênticos monumentos. Durante a manhã, fizemos um tour, com um guia, durante o qual vimos a catedral, o Castelo de Toledo e o museu do pintor El Greco. Durante a tarde, fomos visitar lojas de antiguidades, onde apreciámos várias facas e espadas, pois Toledo é a capital das espadas. Antes do regresso a Navahermosa, estivemos cerca de uma hora num Centro Comercial.

6º dia: 1 de março

Logo pela manhã, saímos de autocarro para descobrimos o Parque Nacional de Cabañeros. Ficámos a saber a importância deste parque na conservação da natureza. É um parque onde existe uma grande variedade de animais (aves, mamíferos, etc) que vivem no estado selvagem e ainda as árvores típicas: sobreiros e azinheiras. No museu deste parque, tivemos oportunidade de participar numa atividade que consistia em pintar num ecran diversas aves existentes no parque. A seguir, fomos almoçar e provei veado, adorei!

Depois regressámos à escola para ensaiar, pois o meu parceiro iria participar, na sexta, no musical de despedida.

7º dia: 2 de março

Dia de despedida! O dia em que apresentámos os nossos trabalhos e onde (ou)vimos os trabalhos dos outros. Depois do almoço, fomos para o teatro assistir ao musical “Mama Mia”, no qual participaram os nossos parceiros. À noite, fomos jantar a um restaurante para nos despedirmos e onde recebemos um diploma.

Impressão global

Na minha opinião, acho que esta viagem me ajudou muito, pois foi a minha primeira vez a andar de avião, fiquei a conhecer novas culturas, novos tipos de aprendizagens, novos locais turísticos e fiz novos amigos. Adorei esta experiência!