CICLO CARDÍACO

Carolina Pedroza , Isabela Garrote , Guilherme Costa

O Ciclo Cardíaco

O coração apresenta um ciclo rítmico de contrações (sístoles) e de relaxamentos (diástoles) do miocárdios. Essa sequência de movimentos é nomeado de ciclo cardíaco. No ciclo cardíaco podem ter 3 fases, com o tempo de 0,8 segundos, a: Diástole Geral, Sístole Auricular e Sístole Ventricular.
Big image

Curiosidades

- Em repouso, uma pessoa tem o sangue bombeado pelo coração, por todo corpo, em aproximadamente 50 segundos.

- O coração saudável de um adulto pesa entre 250 a 400 gramas.

- O tamanho do coração de um adulto é um pouco maior que um punho de um homem adulto.

- Num ser humano embrionário, o coração começa a bater após 21 dias da concepção. Nesta fase, bate de 70 a 80 vezes por minuto (batimento cardíaco próximo ao da mãe).

Controle do Ciclo Cardíaco

O nódulo sinoatrial é uma estrutura anatômica localizada na parede antero-superior do átrio direito, lateralmente à abertura da veia cava superior.

Atua como um marcapasso, controlando a frequência dos batimento. É responsável pelo automatismo cardíaco, se localiza no átrio direito e manda impulsos elétricos que percorrem as paredes dos átrios e estimula o nódulo atrioventricular, localizado aproximadamente no septo de mesmo nome, sendo responsável pelos impulsos que percorrem as paredes ventriculares.Ocasionando a contração cardíaca, que pode ser aumentada ou diminuída através do controle do sistema nervoso simpático e parassimpático cardíacos, aspectos cardio vascular.

Nódulo atrioventricular: situa-se na face posterior do átrio direito, junto ao septo interatrial próximo da desembocadura do seio coronário. Os feixes internodais ligam-se ao nódulo atrioventricular na sua parte superior e direita. Do lado inferior esquerdo parte o feixe de Hiss, em direção ao septo interventricular. As células do nodo atrioventricular também apresentam potenciais marca-passo, embora a despolarização espontânea seja mais lenta que a do nodo sinoatrial. O trânsito do estímulo através do nodo atrioventricular tem características fundamentais, a principal é o retardo entre os batimentos atrial e ventricular.

Arritmia cardíaca é um problema na velocidade ou ritmo do batimento cardíaco. Durante uma arritmia o coração pode bater muito rápido, muito devagar, ou com ritmo irregular. Batimento cardíaco muito rápido é chamado de taquicardia, enquanto muito devagar chama-se bradicardia.
A maioria das arritmias não causa danos, porém algumas podem ser sérias ou até ameaçar a vida. Com arritmia cardíaca o coração pode não ser capaz de bombear sangue suficiente para o corpo, o que pode danificar o cérebro, coração e outros órgãos.

Arritmias Cardiacas, entrevista Dr. Cidio Halperin