Newsletter Escolhe Vilar - E5G

Projeto do Programa Escolhas

Junho 2013

Dia 1 - Dia Mundial da Criança

O Dia Mundial da Criança em Portugal é celebrado a 1 de Junho.

Nesta data são organizados diversos eventos e atividades para as crianças, de forma a celebrar o Dia Mundial da Criança.

A data é celebrada em vários países, contudo a data de comemoração difere de país para país.

As Nações Unidas aprovaram a 20 de Novembro de 1959 a Declaração dos Direitos da Criança.


Dias 1, 2 e 6 - Voluntariado no Banco Alimentar

Foram 3 duros dias, mas passados com muito gosto. Dois dias a recolher alimentos no Supermercado em Vila D'Este e um dia a ajudar no armazem do Banco Alimentar. Uma boa maneira de investir o nosso tempo, ajudar não só a nossa comunidade, mas também muita gente mais.
Melhor ainda foi quebrar o recorde do supermercado de 927KG no nosso primeiro ano como responsáveis fazendo 1466Kg. Passando da posição 167 do ranking de recolhas, para a posição 93. Será um recorde que tentaremos bater de novo na próxima recolha que ainda será este ano.


Dia 5 - Dia Mundial do Ambiente

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de Junho. É um evento anual que tem como objectivo assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de salvar o ambiente.

A celebração do Dia Mundial do Ambiente teve início em 1972.

O dia 5 de Junho foi escolhido para festejar a data pois marca o dia em que teve início a Conferências das Nações Unidas sobre o meio ambiente.


Dias 6, 7 e 8 - Festa do Final de Ano Letivo e Associação de Pais

Dia 10 - Dia de Portugal

No dia 10 de Junho celebra-se em Portugal o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

O feriado nacional assinala ainda o dia da morte do poeta Luís Vaz de Camões, em 1580, autor d´ Os Lusíadas.

Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, o dia 10 de Junho era celebrado como o "Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses".

Após a revolução do 25 de Abril de 1974, que marcou o fim do regime ditatorial do Estado Novo, a celebração do dia passou a prestar homenagem a Portugal, Camões e às Comunidades Portuguesas.

Neste dia o Presidente da República e altas individualidades do Estado participam em cerimónias de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que decorrem em cidades diferentes todos os anos.


Dia 15 - Início das Férias Escolares

No dia 15 deu o inico ás férias de verão, estamos todos contentes, porque a maioria temos boas notícias em relação ás notas e, a cima de tudo, está a chegar o bom tempo e vamos ter muitas atividades interessantes no projeto.


Dias 22,23 e 24 - Intercâmbio Internacional

No dia 22, 23 e 24 de junho fomos à Holanda, fizemos um intercâmbio com alguns jovens Holandeses que nos tinham vindo visitar. Passamos meio-dia em Maastricht num workshop/ reunião com os jovens de uma futura associação que a nossa colega Joana que estuda na Universidade de Amsterdão está interessada em implementar e para cuja implementação nos pediu ajuda.

Dia 24 - São João

Em Portugal, o Dia de São João é celebrado no dia 24 de Junho.

São João é, tal como Santo António e São Pedro, um santo popular. É conhecido por ser um santo casamenteiro.

A festa é celebrada em várias localidades portuguesas, mas a cidade onde os festejos são maiores é o Porto, onde o dia 24 de junho é feriado municipal.

Embora São João Baptista seja considerado por muitos o "padroeiro popular" da Invicta, o título oficial de padroeira da cidade do Porto pertence a Nossa Senhora da Vandoma.

Na noite de 23 de Junho, a população sai à rua para festejar. O manjerico é um dos símbolos da festa, assim como os coloridos martelos de plástico e os alhos porros, utilizados pelas pessoas para bater (gentilmente) nas cabeças das outras pessoas.

Os balões de ar quente feitos em papel são outras das atrações que iluminam os céus na noite de São João.

As cascatas sanjoaninas, uma espécie de presépio animado, feita com esculturas que exemplificam as artes, ofícios e arquitetura portuenses, são outra característica da festa portuense em homenagem a São João.

Na gastronomia, os festejos só ficam completos com a sardinha, broa, caldo verde, pimento e vinho.

A festa concentra-se na zona histórica do Porto, com milhares de pessoas a percorrer as ruas e a ver o fogo de artifício lançado junto ao rio Douro, nas margens do Porto e de Vila Nova de Gaia.

Os mais jovens percorrem as zonas junto ao rio Douro em direção à foz do rio, terminando a noite nas praias, com um banho matinal, conforme manda a tradição.


Dia 26 - Assembleia de Jovens Escolhas

Este mês tivemos mais uma AJE Assembleia de Jovens Escolhas, nesta assembleia tivemos novas eleições e elegemos um representante para concorrer as AJE distritais. Fizemos um vídeo de apresentação do nosso candidato e estamos a espera do resultado.

No dia 26 de Junho tivemos mais uma Assembleia em que entre outras coisas falamos das atividades de verão e aprovamos o plano de atividades do projeto.

Eventos previstos para Junho

Aulas de muay thai (Dias a designar)

Acampamento (Dias a designar)

Colonia Balnear (Dias a designar)

13 - Dia Mundial do Rock
15 - Semana Escolhas Portas Abertas

17 - Dia da Proteção das Florestas

27 - Dia da Prevenção de Acidentes de Trabalho

28 - Dia Mundial da Conservação da Natureza

Visita ao Aquaparque de amarante (Dia a designar)

Visita a Parques e Museus do Distrito (Dias a designar)

Sobre nós

ESCOLHE VILAR - E5G

Projecto do Programa Escolhas E5G

Informação geral

ESCOLHE VILAR - E5G
Projecto do Programa Escolhas
Promovido por:
Governo de Portugal
ACIDI
Programa Escolhas E5G
Financiado por:
Segurança Social; Direção Geral de Educação
Cofinanciado por:
POPH Qualificar é crescer
QREN Quadro de Referencia Estratégico nacional
República Portuguesa
UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu