Genius X

7 tipos de testes de quociente de inteligência.

7 tipos de testes de quociente de inteligência.

Conhecidos como “provas de quociente de inteligência” estes exames de QI se apresentam em muitas formas. Os testes podem ajudar a diagnosticar a incapacidade intelectual e medir o potencial intelectual de uma pessoa. Se estiver pensando em realizar um teste de QI, o seu médico é o primeiro ponto de contato, da mesma forma, mais adiante veremos os 7 tipos de testes de quociente de inteligência.


Vamos fazer uma viagem pela história. Foi o psicólogo Frances Alfred Binet quem criou o primeiro teste de quociente de inteligência no ano de 1900. Porém, os testes de QI modernos que são realizados nos Estados Unidos são obras de Henry Herbert Goddard. Goddard foi um psicólogo que obteve seu doutorado em psicologia na Universidade de Clark em 1899. Traduziu a prova do Binet, da língua Francesa para o Inglês. Esta prova foi utilizada para provar as funções intelectuais básicas em crianças em idade escolar dos Estados Unidos e para apoiar os diagnósticos de saúde mental. clique aqui


Goddard seguiu como uma figura controversa na história da psicologia. Isso foi devido ao seu argumento de que os adultos com baixo quociente de inteligência não deveriam procriar. Infelizmente, a sociedade se moveu em grande escala sobre os pontos de vistas. Hoje em dia existem numerosas provas de QI que são utilizadas para diferentes propósitos, porém a maioria é utilizada para auxiliar no diagnóstico de problemas de aprendizagem.


Tipos mais comuns de teste de quociente de inteligência:


1. Escala de Inteligência Stanford-Binet.


2. Inteligência Universal Não verbal.


3. Escalas de capacidade diferencial.


4. Provaindividual Peabody.


5. Exame de Desempenho Individual de Wechsler.


6. Escala Wechsler de Inteligência para crianças.


7. Provas Woodcock Johnson III de dificuldades cognitivas.


Sobre os resultados de um teste de inteligência


De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano, 85% das crianças com dificuldades intelectuais recebem pontuações de QI entre 55 a 70. Uma pontuação de 100 é considerada normal.


Pontuação alta


Uma pontuação alta de QI, mais de 100, se associa tipicamente a uma grande inteligência. A inteligência extrema é de 130 ou superior. Ainda assim, estes resultados são estereotipados. Uma pontuação alta em geral significa que a pessoa tem um grande potencial, não que seja particularmente “inteligente”.


As pontuações baixas


Alguém com uma pontuação média de 100 é considerada uma pessoa com índices normais de inteligência. As pontuações extremamente baixas, menos de 70, em geral são causa de preocupações. Isso pode indicar a existência de algum problema de aprendizagem.


Um teste de quociente de inteligência pode ser o primeiro passo no diagnóstico de problemas intelectuais. Se o seu filho tem uma pontuação especialmente baixa, seu médico também pode pedir que faça:


- Avaliação de habilidades adaptativas.


- Análise de sangue.


- Ecografia cerebral.


- Avalição completa da saúde mental.


Exames pré-natais podem ajudar a detectar possíveis incapacidades intelectuais antes do nascimento dos bebês. Este é especialmente o caso das mães com mais de 35 anos de idade, ou aquelas que são usuárias de drogas e álcool durante o período da gravidez. Se forem detectados possíveis problemas neste momento, o seu pediatra poderia avaliar o desenvolvimento da criança com um teste de quociente de inteligência na prim