Sistema Nervoso Autônomo

Sistema cuja função é controlar o funcionamento interno do corpo, sendo assim, responsável pela atividade vegetativa do organismo. Realiza portanto atividades cardíacas e da musculatura lisa das paredes do estômago, por exemplo. Está dividido em duas partes: sistema nervoso simpático e parassimpático, que desempenham funções antagônicas.
Big image

Sistema Nervoso Simpático

Essa parte prepara o organismo para enfrentar situações extremas, como as de risco, esforço intenso, stress físico e psíquico. Seus principais neurotransmissores são a noradrenalina e a adrenalina. A função desses hormônios é causar a vasoconstrição periférica e taquicardia, com o objetivo de regular a pressão sanguínea e o aumento do influxo celular dos níveis de cálcio.
Big image

Sistema Nervoso Parassimpático

Por outro lado, o sistema nervoso parassimpático é responsável por causar um efeito de relaxamento no organismo, funcionam como respostas passivas do corpo. A redução dos batimentos cardíacos e da pressão arterial são resultados da atuação desse sistema, bem como saciedade, repouso e digestão são "sintomas" do mesmo. Seu neurotransmissor é a acetilcolina cuja a ação é vasodilatadora, como já exemplificada.

Componentes

Gabriela Vidal (n°11)

Juliana Barros (n°24)