Sistema Urinário

João Rocha 49, Gustavo Luz 17, Lucas José 27, Luiz Evelin30

Excretas Nitrogenadas

Excretas nitrogenadas são resíduos nitrogenados produzidos pelo metabolismo que devem ser eliminados para que haja um equilíbrio interno.

Alguns tipos de excretas são o ácido úrico, que é um composto orgânico encontrado em pequenas quantidades na urina; A ureia é um composto orgânico cristalino formado no figado e excretada pela urina e pelo suor; E a Amônia, que é um composto químico.

Classificação dos animais

Amoniotélicos: são os animais que excretam amônia, essa substância é extremamente tóxica para o organismo, uma propiedade química muito importante na evolução dos invertebrados aquáticos e dos peixes ósseos.

Ureotélicos: São os animais que excretam ureia, essa substância é menos tóxica que a amônia, feita no fígado dos vertebrados.

Uricotélico: são os animais que excretam ácido úrico, substância não muito tóxica utiliazda por insetos, répteis e aves.

Órgãos do sistema urinário

Rins: São dois, localizados logo acima da cintura que filtram o sangue e formam a urina

Ureteres: Conduzem a urina para a bexiga

Bexiga: Bolsa que armazena a urina

Uretra:Canal por onde a urina sai

Diferença entre córtex renal e medula renal

O córtex renal é a parte externa dos rins que contem os néfrons e filtra o sangue, produzindo a urina. Já a medula renal é a parte interna dos rins, que coleta a urina.
The Nephron Functional Unit of Kidney - Nefron Unidade Funcional do Rin