TEC ideias #1

maio 2015

Você pergunta e eles respondem...

Será que é assim tão fácil? Já reparou que sempre tem alguns alunos que nunca participam? Como fazer para que eles se engajem na discussão? Alguns alunos são tímidos, ou podem não se sentir seguros para levantar a mão e responder. O resultado é que muitas vezes você não consegue avaliar as dificuldades desses alunos até a prova... quando já é tarde demais.
Big image
Que bom seria se existisse algum jeito para que todos os alunos respondessem a pergunta ao mesmo tempo.

Você poderia pedir aos alunos que levantassem pedaços de papel com letras para cada alternativa, em questões de múltipla escolha. Mas você teria de contar e anotar cada resposta, o que toma tempo precioso da aula. E você não tem como saber que aluno respondeu o quê.
Se os seus alunos têm telefones celulares e eles estão conectados na internet, você tem tudo para começar a perguntar e ter acesso às respostas de todos os alunos em tempo real.

Mostramos abaixo não uma, mas três opções de ferramentas que podem ser usadas para engajar os alunos durante as aulas.

Cada uma tem seus pontos fortes para determinada situação. Todas as opções geram relatórios que podem ser utilizados por professores para avaliar a aprendizagem dos alunos. Durante a aula, o professor tem acesso imediato às respostas dos alunos no seu computador e decide se pode ou não avançar com o conteúdo. Após a aula, pode analisar os dados para melhorar a aula e identificar alunos com dificuldades.

Com isso, a avaliação é formativa, ocorre durante o aprendizado e não apenas ao término de uma etapa.

Big image

Como pode ser usado?

  • combine questões com uma demonstração de experimento - colete previsões e explicações dos alunos à medida que você avança;
  • ao final da aula, acostume os alunos a responderem algumas perguntas: o que eles aprenderam na aula hoje? qual foi o grau de compreensão do conteúdo hoje?
  • No início de uma aula no meio de uma unidade, pergunte aos alunos quais são as suas dúvidas, usando uma questão do tipo resposta curta (texto). Os alunos enviam suas perguntas anonimamente, aumentando a chance deles se envolverem. Os alunos podem votar em quais são as dúvidas mais importantes.
Big image