Sistema Urinário

Integrantes

Igor Chaves 17

Guilherme Costa 15

Gabriel Luiz Andrade Neves 14

Arthur Victor Lima 4

O que são os excretas nitrogenados?Quais são os excretas nitrogenados?

São substâncias resultantes do metabolismo das proteínas e aminoácidos – Amônia, Uréia e Ácido úrico:



Há gasto energético para converter a amônia em uréia e ácido úrico.

Os excretas nitrogenados são gerados da seguinte forma:

O aminoácido sofre desaminação durante o processo de neoglicogênese, gerando amônia e glicose:

Aminoácido > Glicose + Amônia

A amônia então reage com o CO2 para gerar uréia, nosso principal excreta nitrogenado.

NH3 + CO2 > H2NCONH2 (uréia)

Classificação dos animais quanto ao tipo de excreta nitrogenado:

Amoniotélicos (animais que excretam amônia) → essa substância é extremamente tóxica aos organismos, sendo a alta solubilidade em água, uma propriedade química considerável durante a evolução principalmente dos invertebrados aquáticos e peixes ósseos.

Ureotélicos (animais que excretam uréia) → substância solúvel em água, contudo menos tóxica que a amônia. Sintetizada no fígado dos vertebrados a partir da reação da amônia e o gás carbônico, representa uma estratégia adaptativa de certos animais terrestres: os anelídeos, os peixes cartilaginosos, os anfíbios, e os mamíferos.

Uricotélico (animais que excretam ácido úrico) → substância de toxicidade baixa e insolúvel em água, uma forma mais adaptável à vida terrestre, utilizada pelos insetos, répteis e aves.

Quais os orgãos do sistema urinário?

Dois Rins: O rim é um órgão de aproximadamente 10 cm, com forma de feijão, localizado na parte posterior da cavidade abdominal. Sua função é filtrar o sangue e remover dele os excretas e outras substâncias em excesso. O sangue a ser filtrado chega aos rins trazido pela artéria renal, e retorna para a circulação pela veia renal. Cada rim possui duas regiões funcionais:

  • Córtex: Parte mais externa, contém os néfrons (exceto as alças néfricas, que se localizam na medula). Os néfrons são microfiltros que constituem a unidade funcional fundamental dos rins, em breve veremos mais sobre eles.
  • Medula: Parte mais interna, constituída de (depois você vai ver o que essas coisas fazem):
    • Pirâmides renais: Grupos de dutos coletores.
    • Cálices renais.
    • Pelve renal: Onde a urina é lançada.

Ureteres: Canais que conduzem a urina até a bexiga via movimentos peristálticos.

Bexiga urinária: Órgão muscular em forma de balão localizado na cintura pélvica, que armazena a urina (~300 ml) até o momento adequado para sua eliminação.

Uretra: Conduz a urina para fora do corpo. OBS: Nos homens, a uretra também faz parte do sistema genital (nas mulheres não!).

Big image

Quais são as diferenças entre medula renal e cortéx renal?

Medula Renal - é a parte mais interna do rim localizado entre o córtex renal e a pélvis. Ela contém numerosos tubos coletores de urina.

Córtex Renal - é a parte mais externa do rim localizado entre a cápsula renal e a medula renal. No seu interior, encontram-se os néfrons, tubos curvos microscópicos onde o sangue é filtrado, produzindo-se a urina. Em um adulto, ele forma uma zona lisa contínua com um determinado número de projeções (coluna de Bertin) que se estendem para baixo entre as pirâmides renais.

Ele contêm os corpúsculos renais e os túbulos renais que descem para a medula renal. Ele também têm vasos sanguineos e túbulos coletores.

FUNCTION OF THE NEPHRON made easy!!