Anatomia do coração

3º ano i

Anatomia externa do coração

O coração é como uma bomba muscular, cuja função primária é impulsionar o sangue, para todas as partes do corpo por um sistema fechado de vasos sanguíneos.
Big image
As partes mais importantes são o miocárdio e coronárias.


Miocárdio: é a camada mais espessa do coração. Composto por um músculo estriado cardíaco. Esse músculo permite que o coração se contraia e faça a pulsação do sangue, seguindo para as vasos sanguíneos.

Big image

Coronárias: são artérias que nutrem a musculatura do coração para que funcione adequadamente. Essa nutrição consiste em oxigênio. Entre as artérias existem duas que são muito importantes: a coronária direita e coronária esquerda (dividida em: artéria coronária descendente anterior e artéria circunflexa).

Big image

Anatomia interna do coração

"O coração é dividido por um septo vertical em duas metades. Cada metade é formada de duas câmaras; uma aurícula superior e um ventrículo inferior. Entre cada câmara há uma válvula, a tricúspide do lado direito, e a bicúspide do lado esquerdo. Estas válvulas abrem-se em direção dos ventrículos, durante a contração das aurículas. Na aurícula direita chegam as veias cava superior e inferior, e na aurícula esquerda, as quatro veias pulmonares. Do ventrículo direito sai a artéria pulmonar e do ventrículo esquerdo sai a artéria aorta".
Big image
Fluxo do sangue no coração:


Obs: ative a legenda no vídeo para melhor compreensão.

How a Normal Heart Pumps Blood -- The Children's Hospital of Philadelphia
Alecsandra Fontenele - nº01

Anna Carolina A Teodoro - nº06

Brendha Mendes - nº09