Sebastião Salgado

Por trás da câmera

Introdução

Olá, bem vindos ao meu e-zine sobre um dos fotógrafos mais bem reconhecidos do mundo, Sebastião Salgado. Não sabe o que é um e-zine? Bom, um “e-zine” vem do fan-zine, que é abreviativo do inglês “fan magazine”, em qual no português significa “revista dos fãs”. E-zine também é diferente pois é criado online, ou com o uso da tecnologia.


Voltando ao asunto principal... Sebastião Ribeiro Salgado, um dos maiores fotógrafos do Brasil e do mundo, continua sua carreira pelo mundo, inspirando a cada foto pessoas do mundo inteiro.

Mesmo tirando imagens em apenas preto e branco, as imagens ainda trazem e mostram muita emoção.
Big image

Biografia

Sebastião nasceu em Aimorés, Minas Gerais, dia 8 de Fevereiro de 1944. Se formou em economia, mas decidiu deixar sua carreira como economista financeiro para virar fotógrafo, após viajar á Africa em 1973. Começou sua própria empresa de fotos, “Amazonas Imagens”, após se mudar para Paris com sua esposa Lélia Wanick Salgado, em 1994, e fica lá até hoje.


Curiosidades:

- Entre 1971 e 1973, trabalhou para a Organização Internacional do Café, em Londres, e fez m projeto dobre a cultura do café em Angola.

- Fez viagens pela América Latina, entre 1977 e 1984, onde documentou as condições de vida dos camponeses e dos índios (livro "Outras Americas" de 1986)

- Registrou o devastação causada pela seca na década de 1980 na região do Sahel, Africa, após passar 15 meses com o grupo francês Médicos Sem Fronteiras.

- Entre1986 e 1992, produziu a série "Trabalhadores", em que documentou o trabalho manual e as duras condições de vida dos trabalhadores em várias regiões do mundo

Sebastião Salgado: The silent drama of photography
O fotógrafo participou da TED em 2013, em qual fala sobre como começou sua carreira e qual os motivos que o inspiraram ele á ver o mundo de uma forma diferente e fotografar essas culturas dos lugares mais isolados e perdidos do mundo.

Principais Livros Escritos

• Outras Américas; de 1986, mostra as condições de vida dos camponeses latino-americanos.

• Sahel - Homem em Agonia; também de 1986, mostra a seca da região Africana de Sahel

• Trabalhadores; envolve a mudança nas relações de produções do trabalho manual.

• Terra; mostra a pobreza e a questão agrária no Brasil

•Gênesis; o livro mais recente de Salgado (publicado em 2013), é a terceira exploração de longa duração do fotógrafo, logo depois da série Trabalhadores e Êxodos. "Uma jornada às paisagens terrestres e aquáticas, às pessoas e aos animais que permaneceram intocados, preservados do mundo acelerado dos nossos dias. Um testemunho de que nosso planeta ainda abriga vastas e remotas regiões onde a natureza reina em silenciosa e imaculada majestade", descreve Sebastião Salgado.

Imagens do livro Gênesis

Big image

Perseguidos por caçadores furtivos na Zâmbia, os elefantes (Loxodonta africana) têm medo dos homens e dos veículos, e geralmente, entram rapidamente no mato, assustados. Foto no Parque Nacional de Kafue, Zâmbia, em 2010.

Big image
Essa imagem é muito conhecida como "Sebastião Salgado e a menina sem terra".

Livro; Terra

Big image
Virungas [2004]
Big image
Galápagos [2004]

Imagens e outras obras

Big image

Orfelinato da FEBEM (Fundação Estadual para o Bem-Estar de Menos), São Paulo [1996]

Big image

Sandwich Islands [2009]

Influência Cultural para o Brasil

As imagens tiradas por Sebastião Salgado geralmente retratam a pobreza ou a miséria pelo mundo. Mostra, também, diferentes culturas pelo mundo inteiro. As fotos tiradas em Papua Nove Guiné, Sahel, Africa, e as que foram publicadas no livro "Trabalhadores", são as que mais mostram algum tipo de miséria ou sofrimento.

O problema econômico de diversos lugares do mundo foram uma das maiores inspirações que levou Sebastião Salgado a começar sua carreira como fotógrafo, iniciando-se pelo Brasil e Africa.

Big image
Região do Lago Faguibine, Mali [1985]
Big image

Vítima da seca do Lago Faguibine e do deserto, Mali [1985]

Sebastião Salgado - Exposição Gênesis

Monday, May 12th, 10am

551 - Centro Avenida Presidente João Goulart

Porto Alegre, RS

A Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, irá realizar até o dia 12 de Maio, uma exposição com as imagens do livro mais recente de Sebastião Salgado, Gênesis.
Amazonas Imagens

Site oficial Amazonas Imagens; empresa criada por Sebastião Salgado