Basquete

Trabalho de Educação Física.

Tecnologia no Basquete.

No basquete para cadeirantes a tecnologia é muito necessária. A fabricação é feita sob medida levando em conta a limitação e as características do jogador. Para praticar essa variação do basquete é preciso preencher uma série de fichas e ir a determinados médicos. É necessário que trinta minutos antes do jogo o árbitro avalie e meça a cadeira de rodas de cada jogador. Com o desenvolvimento da tecnologia nas últimas décadas passou a se a usar uma pequena roda (anti-tip) para manter a cadeira a 20 cm do solo, assim dando maior segurança para o jogador.

Em relação às atividades físicas, para maior interesse da população são criados tênis que usam a tecnologia para proveito na atividade. Por exemplo, ao comprar um chip Nike Plus, mais do que monitoramento, o consumidor adquire um consultor eletrônico de treino. Feito apenas para corredores (de esteira ou de rua) ele pode ser usado por atletas com os mais diferentes níveis de evolução na modalidade, até mesmo por quem está começando e só caminha. O aplicativo do tênis tem funcionamento simples, fácil compreensão e design intuitivo. Oferece dados confiáveis com a excelente tecnologia de transmissão dos dados captados a cada passada do corredor. Programas de metas adequados, que respeitam características de cada perfil. Recursos para motivação. Porém, não mede frequência cardíaca e faz estimativa de gasto calórico cruzando peso do corredor e ritmo de treino.

Basta jogar. Divirta-se. Aproveite o jogo. (Michael Jordan)

Introdução sobre o basquete.

O basquete é um esporte coletivo inventado em 1891 pelo professor de educação física James Naismith, nos Estados Unidos. Durante dois anos os jogos eram realizados apenas na Associação Crista de Springfield, somente em 1894 foi demonstrado interesse em formalizar as regras do novo esporte e assim, expondo ao mundo. Formado por duas equipes de cinco jogadores, o propósito maior é passar a bola por dentro do cesto da equipe adversária. Os principais circuitos mundiais competitivos que envolvem o basquete são, as Olimpíadas, que acontece de quatro em quatro anos em lugares variados; Mundial de Basquete, realizado pelo FIBA, ocorre também de quatro em quatro anos e em lugares variados; NBA, que é a liga americana de basquete; NBB, liga brasileira; Euro League Basketball Hoje já são mais de 300 milhões de praticantes pelo mundo. Os jogadores de basquete ocupam o primeiro lugar de atletas mais bem pagos. Nos Estados Unidos, o esporte é muito popular, e em consequência disso, é o com o maior número de praticantes. A melhor liga de basquete do mundo fica localizada nos Estados Unidos e no Canadá e é chamada de NBA. É lá que os jogadores de basquete mais bem pagos do mundo estão e que acontece o “maior” investimento no esporte. A liga possui 29 times nos Estados Unidos e um no Canadá.