Por dentro do coração

Coração: da pulsação da vida ao sentimento do amor

Função

O coração é um órgão que se apresenta como uma bomba muscular, envolvido por um saco fibrosseroso cheio de líquido chamado pericárdio, localizado no interior da cavidade torácica. Tem como principal função bombear o sangue arterial, proveniente dos pulmões para todo o corpo por meio de um sistema fechado de vasos sanguíneos e desse sistema para uma rede de tubos endoteliais, onde ocorrem trocas gasosas; bem como produtos de digestão, hormônios, enzimas. Posteriormente o coração direciona o sangue venoso que retorna do coração para os pulmões, onde deve ser enriquecido com oxigênio novamente.

As duas chave para a batida

MIOCÁRDIO

Para o vital bombeamento do sangue no coração é essencial o funcionamento do miocárdio. Sendo este um conjunto de células musculares, que constituem a parede do coração, este músculo cardíaco contém uma enorme quantidade de fibras musculares, funcionando como uma autentica bomba mecânica, cuja principal característica é a grande capacidade de contração e relaxamento.

O miocárdio somente obtém energia do metabolismo aeróbio, ou seja, necessita de oxigênio para poder funcionar. Quando falta oxigênio no músculo cardíaco, ocorre o conhecido infarto do miocárdio, que se traduz numa necrose das células miocárdicas.


CORONÁRIAS

As artérias coronárias são duas (a esquerda e a direita) e têm origem no início da Artéria Aorta. A sua função é fornecer oxigênio e nutrientes ao músculo cardíaco, para um bom funcionamento do coração.Com o avançar da idade e agravado por hábitos de vida pouco saudáveis, vão-se depositando substâncias (gordura, cálcio, etc.) na parede interior das artérias coronárias (e nas outras também!), o que as torna mais duras (menos elásticas) e diminui o seu calibre interno (ficam mais estreitas, passando menos sangue no seu interior). Este processo chama-se Aterosclerose.

Big image

Anatomia interna

O coração é dividido internamente em 4 cavidades distintas:


  • átrio esquerdo
  • átrio direito
  • ventrículo esquerdo
  • ventrículo direito


As Valvas

As valvas são retalhos (flaps) musculares que se abrem e fecham; este movimento de abrir e fechar faz com que o sangue direcionado de maneira correta.

O coração tem 4 valvas:

• A valva tricúspide regula o fluxo do sangue entre o átrio direito e o ventrículo direito.
• A valva pulmonar se abre para permitir ao sangue fluir do ventrículo direito aos pulmões.
• A valva mitral regula o fluxo do sangue entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo.
• A valva aórtica permite ao sangue fluir do ventrículo esquerdo à aorta ascendente.

Navegue no fluxo sanguíneo, clicando no vídeo abaixo.

Componentes do grupo

Bárbara Soares de Lara nº 07

Ludmila Vanderley Boaventura nº 25

Paula Meirelles Ferreira nº 33


Espero que tenham gostado da viagem ao seu sistema circulatório!

Big image