Sambrasil 2013 De 16 à 18 Agosto

By Erika Ikuno & Daniel Valim

Camilla Varjão & Ricardo Oliveira

Camilla Varjão


Camilla conheceu a dança de salão pela primeira vez em 1996, aos 15(quinze) anos de idade, onde iniciou como aluna na Escola de Dança Passos e Compassos, tendo se tornado em apenas 3(três) meses bolsista e integrante da equipe de profissionais desta instituição.

Já em seu primeiro ano de dança participou de eventos relacionados à área, bem como participou por 2(duas) vezes do Programa Mulheres, na TV Gazeta, em São Paulo.

Ainda adolescente, Camilla decide se afastar da dança para seguir em seus estudos na então almejada carreira jurídica, para qual dedicou 5(cinco) anos de sua vida, porém, sem nunca esquecer sua paixão pela dança, especialmente pelo samba de gafieira.

Em 2005, ao finalizar seus estudos de Direito, Camilla decide retomar seus estudos voltados às danças de salão, tendo ingressado na Escola de Dança Cia Terra, notadamente reconhecida em São Paulo pelo seu destaque no ritmo “salsa on1 e on2”, onde de aluna se torna bolsista e professora também em pouco tempo.

A salsa antes desconhecida, juntamente com o samba de gafieira, passam a ser os “ritmos-destaque” da profissional que neste momento, mais do que nunca, passa a ter certeza de que seu futuro estaria ligado ao entretenimento, a lidar com pessoas, especialmente no meio da dança de salão.

Em setembro de 2008, Camilla Varjão deixa de ter duas profissões e passa a dedicar-se integralmente à dança iniciando a partir daí uma jornada progressiva rumo ao reconhecimento como grande estudiosa do samba e da salsa.

Ministrou aulas de dança de salão nas academias Pulsarte Arte e Movimento representando a equipe de professores da Cia Terra Academia de Dança, na própria Cia Terra filial Pompéia e em novembro deste mesmo ano Camilla é convidada a fazer parte da equipe de professores de dança de salão da Escola de Dança Milena Malzoni Dance Center em São Paulo, tendo deixado de fazer parte da equipe da escola de dança Cia Terra, anteriormente mencionada.

Em julho de 2009, já atuando em parceria com Ricardo Oliveira, Camilla abre sua própria empresa de eventos, a qual lhe dá um leque ainda maior de atuações em aulas, shows e eventos dos mais diversos tipos (casamentos, aniversários, bodas, eventos governamentais, corporativos, etc.), tendo, referida empresa, se tornado também em 2011, uma escola de dança de salão, a CASA DE DANÇA SUPERA, aberta ao público em geral.

Ainda em outubro de 2009 passa a fazer parte da equipe de professores do Espaço de Dança Andrei Udiloff, uma das maiores escolas de Dança de Salão do Brasil, onde atua até os dias atuais participando de aulas dos mais diversos ritmos da dança de salão, atuando mais fortemente em samba de gafieira.

Atua também ministrando aulas particulares e em grupo, workshops para profissionais e amadores, por todo Brasil e principalmente pelo estado de São Paulo, na capital e na cidade de Osasco.

Estudiosa fervorosa do samba de gafieira desde 1996, em fevereiro de 2009, Camilla intensifica seus estudos com os mais diversos profissionais do Rio de Janeiro (Carlos Bolacha, Sheila Aquino, Ana Paula Pereira, Rodrigo Marques da Cia Carlinhos de Jesus, Valdeci de Souza, Alexandre Silva e outros) juntamente com seu parceiro Ricardo Oliveira.

Camilla já teve participação em concursos de dança; em aulas no Congresso Mundial de Samba realizado na cidade do Rio de Janeiro em 2006; em cursos e shows por toda São Paulo (fechados ou não), no Congresso Mundial de Salsa realizado no Brasil nos anos de 2007 e 2008; em 2009 participou do Espetáculo de Dança de Salão “Stilo Nostalgia” dirigido pela Cia de Dança Stilo Refinado; convidada em 2010 para dançar ao lado da Banda Clube do Balanço na TV Gazeta em São Paulo; participação em cursos e shows no Sampa Dança 2009 e 2010; participação no programa “Se ela Dança eu Danço” (1a edição) da emissora de televisão SBT televisionado nacionalmente (2010); participação como professora de samba-rock no projeto Samba-rock Day (2010) realizado em São Paulo; participação como dançarina ao lado da Orquestra SAGA - Sociedade Amigos da Gafieira (2011), no show de estreia de seu CD no Sesc Pompéia em São Paulo (orquestra apadrinhada por Seu Jorge).

Atualmente faz parte da equipe do Clube da Gafieira, projeto que dissemina a cultura do Samba em São Paulo. Idealizadora do projeto itinerante CONEXSAMBA, que também dissemina a cultura do samba de gafieira por todas as comunidades do Brasil e do Mundo.




Ricardo Oliveira


Ricardo Oliveira teve seu primeiro contato com a dança em 1997 como participante do Projeto "Parceiros do Futuro" promovido pelo governo do estado de São Paulo, tendo participado de aulas de dança de salão contendo ritmos como o samba-rock, samba de gafieira, forró e o "rock-soltinho".
Em 1998, iniciou como monitor desse projeto já integrando a equipe de ensino de dança de salão.

Já no primeiro ano, atuando fortemente no ensino e divulgação de referido projeto, Ricardo foi premiado pelo governo do estado pela extensa divulgação que fez e pelo incentivo à cultura e à dança.
Em meados de 1999, Ricardo Oliveira busca cursos de aperfeiçoamento em danças como o pagode, samba-rock e samba de gafieira, especialmente na casa noturna Carioca Clube tornando-se em pouco tempo monitor das aulas lá ministradas permanecendo na casa por cerca de 4 anos.
Em 2002 foi efetivado no Projeto "Parceiros do Futuro" como professor titular do curso, curso este que por reorganização administrativa do estado teve sua coordenação e nomeclatura alteradas para "Escola da Família". Ricardo lá permaneceu até 2004.
Em 2002, inicia também como monitor em aulas de dança de salão pela Prefeitura de Cotia (SP) tornando-se em julho de 2005 professor titular desse projeto ministrando aulas para cerca de 300 pessoas na Casa de Cultura de Cotia/SP.
Neste mesmo ano iniciou como professor de dança no Município de Alphaville (SP) onde permaneceu até o final do ano de 2009.
Ao longo dos anos Ricardo buscou aperfeiçoamento contínuo em ritmos como samba, tango, zouk, salsa, tcha tcha tcha, swing lindy hop e outros.
Todos seus esforços resultaram no final do ano de 2006 num convite para integrar o quadro de professores da Escola de Dança "Espaço de Dança Andrei Udiloff" onde até hoje ministra cursos das mais variadas modalidades, sendo muito reconhecido pelo seu destaque e contribuição pedagógica no samba de gafieira.
Ricardo teve ainda participação como dançarino e/ou coreógrafo em festivais estaduais e municipais de dança, bem como participou de concursos inclusive televisionados possuindo assim extensa experiência com shows.

O profissional em referência possui também experiência profissional ministrando aulas para a 3ª idade, participando de projetos voltados especificamente para este tipo de público.

Estudioso fervoroso do samba de gafieira desde 2001, em 2007 intensifica seus estudos e em 2009 une-se a Camilla Varjão, sua atual parceira, criando ainda maior contato e relacionamento com profissionais de destaque do Rio de Janeiro, os quais o auxiliaram ainda mais em sua evolução profissional, tais como Carlos Bolacha, Marcelo Chocolate e Sheila Aquino, Rodrigo Marques, Valdeci de Souza, Alexandre Silva, João Carlos Ramos e outros.

Em julho de 2009, juntamente com sua parceira Camilla, abre sua própria empresa de eventos, a qual lhe dá um leque ainda maior de atuações em aulas, shows e eventos dos mais diversos tipos (casamentos, aniversários, bodas, eventos governamentais, corporativos, etc.), tendo, referida empresa, se tornado também em 2011, uma escola de dança de salão, a CASA DE DANÇA SUPERA, aberta ao público em geral.

Por fim, cabe ressaltar que Ricardo já representou diversas Companhias de Dança disseminando a dança de salão por inúmeras cidades do território nacional.

Ricardo possui DRT profissional.

Trabalhos de destaque:

Participação em aulas e shows no Congresso Mundial de Samba realizado na cidade do Rio de Janeiro (2005 e 2006); participação em diversos concursos de dança, alguns como nos Programas “Melhor do Brasil” (2008), na Rede Record de televisão e no Programa “Se ela Dança eu Danço” (1a edição), do SBT (2010); participação no Espetáculo de Dança de Salão “Stilo Nostalgia” dirigido pela Cia de Dança Stilo Refinado (2009); convidado para dançar ao lado da Banda Clube do Balanço na TV Gazeta em São Paulo (2010); participação em cursos e shows no Sampa Dança (2007, 2008, 2009 e 2010); participação como professor de samba-rock no projeto Samba-rock Day (2010) realizado em São Paulo; participação como dançarino ao lado da Orquestra SAGA - Sociedade Amigos da Gafieira (2011), no show de estreia de seu CD no Sesc Pompéia em São Paulo (orquestra apadrinhada por Seu Jorge).

Atualmente faz parte da equipe do Clube da Gafieira, projeto que dissemina a cultura do Samba em São Paulo. Idealizador do projeto itinerante CONEXSAMBA, que também dissemina a cultura do samba de gafieira por todas as comunidades do Brasil e do Mundo.