ExercícioFísicoeAlimentaçãoSaudável

Exercício Físico

O exercício físico é qualquer atividade física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral, e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação. A razão da prática de exercícios inclui: o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento das habilidades atléticas; a perda de peso e/ou a manutenção de alguma parte do corpo; estimula o sistema imunológico, ajuda a prevenir doenças: ajuda a prevenir a obesidade. Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão. Todo exercício físico deve ser sempre realizado sob a orientação de um profissional ou centro desportivo qualificado.

O ideal para a saúde é que o exercício físico se torne um hábito na infância ou na adolescência, para não haver dificuldades de integrá-la à vida adulta.

Um dos principais problemas relacionados a essa adaptação é a falta de tempo, que cria os "atletas de final de semana". Praticar atividade física somente aos finais de semana pode não ser bom à própria saúde. É necessário um ritmo correto entre exercício e descanso.

As consequências do sedentarismo para a saúde do homem são nefastas e bem conhecidas: maior risco de aterosclerose , obesidade, aparição de problemas como: hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, asma, depressão, ansiedade, além de aumento do risco de afecções osteo musculares e de alguns tipos de câncer de cólon e de câncer de mama.

Fazer exercício durante a idade adulta atrasa a perda de volume cerebral na velhice.

Tirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Exerc%C3%ADcio_f%C3%ADsico.

Alimentação Saudável

Dicas de alimentação saudável:

1 Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia.

2 Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições.

3 Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras e 3 porções ou mais de frutas.

4 Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana.

5 Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos.


A alimentação saudável é a alimentação ou nutrição na qual se deve comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem fisicamente, intelectualmente, dependendo do hábito alimentar.

Adicionalmente, a alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena. A complementação ou implementação de vitaminas podem ser necessárias para que uma dieta seja realmente saudável, segundo estudos e consensos de especialistas.

Muitos alimentos são utilizados na prevenção de doenças específicas ou para melhorar aspectos da saúde, sendo considerados alimentos funcionais.

Alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduas, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. É uma dieta variada, sem abusos e também sem exclusões.

Big image

Tabela de comparação

Leonardo:

Manhã: 3 maçãs, 3 bananas e café com leite

Almoço: carne, feijão, arroz e saladas variáveis

Lanche da tarde: pão, requeijão, presunto e queijo

Jantar: frutas variáveis e suco natural


Giovanna:

Manhã (lanche do colégio): cachorro quente e suco lata

Almoço: arroz, feijão, verduras variáveis e carne (as vezes strgnoff)

Lanche da tarde: pão, mortadela e requeijão (as vezes bolo de cenoura com cobertura de chocolate) e leite com toddy

Jantar: O mesmo do almoço (as vezes pão com ovo e salsisha)