Língua Portuguesa

Como ensinar o Português?

Português para estrangeiros

Ensinar o português para alunos brasileiros é considerado um desafio para alguns professores, se considerada a grande quantidade de regras que a língua apresenta. A maioria dos cidadãos brasileiros, apesar de falantes do português, acreditam que não possuem o total domínio da língua no que tange à modalidade formal da mesma. Neste aspecto, paira a questão: se o português é considerado difícil pelos próprios brasileiros que a falam, como seria o ensino aos alunos estrangeiros?


De acordo com o Portal "Só Escola", antes de mais nada é necessário definir os objetivos do aluno com a aprendizagem da língua: se é para uso cotidiano ou na área de negócios. Isso porque, a depender do que o estrangeiro tem como meta, o ensino de termos técnicos em português será importante ou não, da mesma forma que se ele irá utilizar a língua para negócios, não se faz interessante que aprenda uma variedade informal da língua.


Outro ponto relevante é o contato presencial entre professor e aluno. É evidente que atualmente a tecnologia se faz presente a todo momento e o aluno poderia ter aulas à distância, mas o contato entre educador e educando é de suma importância na hora do ensino.


O ensino deve se dar de forma gradual, como se ensina uma criança, mas dessa vez considerando que o português não é a língua primeira do aluno. Assim, é interessante que se inicie pela conversação, para depois partir para a escrita e regras gramaticais.


Tais regras devem ser mostradas aos alunos na prática, para depois serem explicadas. Aqui deve-se fazer o inverso: observar a língua para depois chegar à teoria. Desta forma os alunos estrangeiros encontrariam o sentido das tão "temidas" regras do português.


Bem verdade é que o português é uma língua complexa, com muitas regras e modalidades diferentes, mas o seu ensino não é impossível para quem tem determinação e um objetivo a cumprir.

WWW.LINGUAGRATIS.COM - portuguese lesson 1 (Portugues) Português para estrangeiros