Célula animal

Big image

A célula animal possui:



Núcleo: Ele possuí duas funções básicas: regular as reções químicas da células e armazenar as informações genéticas. O núcleo se comunica com o citoplasma a partir dos poros nucleares.


Membrana plasmática: Ele delimita o que entra e sai da célula, funcionando como um filtro.


Complexo de Golgi : É nela que ocorrem tanto a secreção celular quanto a sintese de proteína robissimáticas. Ele também é responsável pela formação dos lisossomos e para direcionar a proteínas para as células que elas devem atuar.


Lisossomos : Ele é responsável por eliminar algo irregular que tenha passado pelo filtro da membrana plasmática.


Ribossomos: Ele está presente tanto em células eucariontes quantos em células procariontes, o ribossomo é responsável pela síntese das proteínas e das enzimas.


Citoplasma : Nele está um fluído chamado citosol, no citoplasma as organelas ficam suspensas, e se movimentam livremente graças ao citosol.


Nucléolo : Ele está diretamente relacionado com o processo reprodutivo da célula.


Retículo endoplasmático: Ele é formado a partir do processo de invaginação da célula. O retículo também está envolvido na sintese de proteínas e lipídios, na desintoxicação celular e no transporte intracelular.


Mitrocôndria: Uma das mais importantes organelas, sendo responsável pela respiração celular, ela é abastecida com glicose, e devolve ATP (energia) para o nosso corpo