Literatura na Língua Inglesa

O Ensino da Literatura em Aulas de Inglês

A importância de ensinar Literatura nas aulas de inglês

É preciso que os educadores não se preocupem apenas com o ensino da língua estrangeira em seus aspectos gramaticais, fonéticos, de interpretação de textos e etc; Mas sim fornecer aos alunos ferramentas para que construam novas formas de conhecimento. Isso significa dar mais autonomia ao aluno, para que possa expandir seu conhecimento da língua e da cultura fora da sala de aula.
Big image
Se utilizado de maneiras corretas, o texto literário nas aulas de inglês pode trazer inúmeras vantagens. "Além de apresentar um material vasto e rico, a literatura estimula a percepção do aluno como ser humano e como cidadão" (LASARO, LOPES,TONEZER e COLASANTE) . Além disso, a literatura permite o conhecimento dos costumes e valores de culturas estrangeiras, que são fatores chaves ao aprender uma língua estrangeira para que haja a contextualização daquilo que é aprendido em sala de aula. Ela estimula um interesse e conhecimento ainda maiores da cultura do seu próprio país, permitindo inclusive um trabalho interdisciplinar com os conteúdos de língua portuguesa ou história, ou contrastivo dentro da própria disciplina de língua inglesa.
Big image

Processo de Ensino de Literatura em Língua Estrangeira

As atividades propostas para serem utilizadas em sala de aula de ensino da língua inglesa a seguir, devem ter duração de 4 a 8 horas/aula. Para uma melhor organização do material e orientação do aluno, as atividades podem ser divididas em 3 fases com objetivos distintos.

I. Pre-reading (antes da leitura), a qual tem por fim familiarizar o aluno com o tema da aula proposta, com o objetivo de facilitar o acesso ao texto; As atividades de Pre-reading dividem-se em duas partes. Na Parte I, sugere-se ao professor que os alunos realizem a leitura de informações biográficas sobre o autor em sala de aula, para se familiarizar com o período, informar-se sobre outras obras escritas por ele e seu estilo, bem como melhorar as habilidades oral e de leitura. Esta atividade pode produzir mais insumo para o conhecimento do aluno, não somente sobre a biografia do autor, mas também para adquirir mais conhecimento da língua-alvo.

( LASARO, LOPES, TONEZER e COLASANTE - p. 2-3)


II. While-reading (leitura e compreensão), a qual inclui a leitura do texto e exercícios de compreensão; Na parte II, as atividades irão estimular os estudantes a se interessarem pela leitura do conto porque faz referência ao que será lido e trabalhado em sala de aula. Os estudantes irão discutir os temas do livro, autor ou história, desenvolvendo a habilidade oral na língua alvo, compartilhando a sua reposta e interagindo com os outros alunos. Também podem ser utilizadas figuras, imagens, vídeos relacionados, desenvolvendo a imaginação do aluno, para que ele possa praticar a habilidade de escrita escrevendo um texto sobre o tema.

Pensando nas dificuldades dos alunos em entender o significado de algumas palavras com as quais ele poderia não estar familiarizado de modo a facilitar a leitura do texto, propomos que um exercício de vocabulário seja realizado na fase de Pre-Reading, ou seja, antes da leitura do conto. Podem ser aplicados exercícios na forma de caça-palavras, pois acreditamos que, o professor ao aplicar esta atividade, pode obter sucesso na realização da mesma. Sendo um atrativo visual, os alunos não irão ver como um exercício monótono, como talvez considerassem a busca dos vocábulos em um dicionário, mas sim, divertido e diferente. Para que o aluno seja capaz de compreender o enredo do conto, ele fará inicialmente sua leitura silenciosa. Por isso, na parte de Reading and Comprehension, propomos que o professor trabalhe com algumas estratégias de leitura. Após a primeira leitura, os alunos terão que reler o texto, buscando palavras que já conhecem, os cognatos e falsos cognatos. Tendo em vista que um exercício com possíveis vocábulos desconhecidos já foi realizado durante a fase de Pre-Reading, a aplicação desta estratégia de leitura deverá ser suficiente para minimizar ao máximo o uso do dicionário, permitindo que o aluno compreenda a ideia principal do texto e que consiga compreender outros vocábulos desconhecidos por inferência. O uso do dicionário será reservado apenas para casos em que ele seja capaz de inferir e a palavra seja essencial para a compreensão do conto. As atividades de Compreensão irão ajudar os estudantes a entender o texto para trabalhar com os elementos essenciais do conto após a sua leitura, tais como personagens, tempo, cenário, ideia principal etc.


III. Post-reading (pós leitura), a qual tem por fim propor uma reflexão crítica das questões abordadas pelo texto lido. As atividades de Post-Reading farão com que os alunos depois da leitura e compreensão do conto, promovam uma reflexão crítica sobre ele, o que pode ser uma das maiores contribuições do texto literário na aula de língua inglesa. Nessas atividades, sugerimos que o professor promova grupos de discussão, para que cada aluno defenda o seu ponto de vista sobre o tema abordado no conto de acordo com as atividades propostas.

Big image
A literatura em língua inglesa inserida no processo educacional do aluno na disciplina de línguas contribui não somente como um material com conteúdo linguístico, mas que a partir dele, o aluno pode se desenvolver intelectualmente através de uma visão crítica do mundo e da sociedade em que vive. Sendo assim, esse material pode ser visto como uma ferramenta muito poderosa e que se bem utilizada, com um conteúdo de textos autênticos, significativos e relevantes ao aluno, além do conhecimento cultural adquirido, levará o aluno à reflexão e o ajudará a melhorar as habilidades de leitura, escrita e oral da língua inglesa. (LASARO, LOPES, TONEZER e COLASANTE - p.4)


Referência: LASARO, LOPES, TONEZER e COLASANTE, O Ensino da Literatura em Aulas de Língua Inglesa: Desafio e Vantagens - Acessado em: http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/4mostra/pdfs/364.pdf

Vídeos sobre a Literatura Inglesa

Aulas de Literatura Inglesa para Crianças

Literatura Inglesa 1
Literatura Inglesa 2

Amazonense e colecionadora de livros da literatura inglesa

Em entrevista ao programa Amazônia Mulher a intelectual e devoradora de livros Lena Sotto Mayor mostra todo o seu acervo de literatura inglesa.
Amazonense e colecionadora de livros da literatura inglesa

Book Talk #2: Língua inglesa, autoestima e cidadania

Vídeo por: tatianagfeltrin
Book Talk #2: Língua inglesa, autoestima e cidadania