CORRENTE COOPERATIVA

Direitos Humanos e a Constituição Federal

Direitos Humanos

Os Direitos Humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Tem como ideia central a igualdade de todos perante a lei.

LÉXICO DOS DIREITOS HUMANOS - Língua Inglesa

O link abaixo, mostra o léxico dos Direitos Humanos criado durante as aulas de Língua Inglesa. O trabalho pedia que fossem escolhidos quatro incisos da Constituição Federal, escolhessem uma palavra-chave e seu significado para cada um e uma imagem que representasse o inciso.


TABELA DE ASSOCIAÇÃO: DIREITOS HUMANOS X ARTIGO 5º - Sociologia

O link a seguir, mostra uma tabela comparativa entre os Direitos Humanos e o artigo 5º da Constituição Federal produzida na aula de Sociologia. A tabela ressalta a semelhança entre os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos incisos do artigo 5º da Constituição Federal.


ATIVIDADE DE PESQUISA E ANÁLISE: VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS - Educação Física

O artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos diz que “Todos têm o direito à liberdade de opinião e de expressão. Este direito inclui a liberdade para ter opiniões sem interferência e para procurar, receber e dar informação e ideias através de qualquer meio de comunicação e sem importar as fronteiras.” Porém, diversos casos que ocorrem no mundo mostram que o mesmo é constantemente violado. A impunidade, a injustiça e a desigualdade são os principais fatores dessa violação.

"Na República Democrática do Congo o governo ataca e ameaça os defensores dos direitos humanos e restringe a liberdade de expressão e de associação. Em 2007, disposições do ato de Imprensa de 2004 foram usadas pelo governo para censurar os jornais e limitar a liberdade de expressão."

"A Rússia reprimiu a dissidência política, exerceu pressão sobre meios de comunicação independentes ou fechou e perseguiu organizações não governamentais. Manifestações públicas pacíficas foram dispersas à força e advogados, defensores dos direitos humanos e jornalistas foram ameaçados e atacados. Desde o ano 2000, os assassinatos de 17 jornalistas, todos críticos das políticas e ações do governo, ainda permanecem por resolver."

Atualmente no Brasil, vivenciamos um pouco disso também. Manifestações, em sua maioria pacíficas, são dispersas pela força da polícia, ferindo o direito de liberdade de expressão.

Como foi visto, exemplos não faltam para mostrar a violação dos Direitos Humanos, mas algumas ações podem ser tomadas por nós para que possamos pôr fim às violações em geral, como denunciar aquele que está violando algum direito, prestar queixas, pressionar o governo para que puna os violadores.

Se a Declaração Universal dos Direitos Humanos fosse conhecida e amplamente cumprida teríamos um mundo mais harmônico, respeitoso, sem guerras. Dessa forma, é necessário que cada país faça sua parte, cooperando por um mundo melhor.


Direito Humano #19: Liberdade de Expressão

ELABORAÇÃO DO TEXTO BASE - Língua Portuguesa

Justificativa

Após o fim da ditadura militar, o Brasil resgatou o direito que é a base da democracia, a liberdade de expressão. Ele garante e protege a sociedade contra o arbítrio e as soluções de força.

Dessa forma, é necessário que a população tenha ciência desse direito, para que possamos receber e debater informações, dando opiniões e manifestando pensamentos.


Objetivo Geral

Conscientizar a população em relação ao significado de liberdade de expressão, intelectual, artística e científica, independentemente de censura ou licença, mostrando que se manifestar é um direito garantido, a arte é uma forma de expressão, e a sociedade, quando encontra uma causa, um propósito, consegue interferir na política e quebrar paradigmas.


Objetivos Específicos

  1. Conscientizar a população sobre o seu direito de manifestação, por meio da liberdade de expressão;
  2. Possibilitar à população uma participação ativa na comunidade política e social por meio da arte, estudos e comunicação;
  3. Sensibilizar os cidadãos para que sejam agentes transformadores e protagonistas em busca de uma sociedade mais justa.


Estratégias

Vincular a campanha em redes sociais com o intuito de interagir com o máximo de pessoas.





Componentes - 1º ano D

Francisco Santos - 16

Gabriel Ximenes - 17
Gabriel Julião - 18

João Vitor de Sousa - 26

Mateus Ruben - 36

Pedro Casara - 38

Yan Galli - 45