AACC 4

Aula 5

HTML Básico


HTML – HyperText Markup Language (Linguagem de Formatação de Hipertexto) – é uma codificação padrão para a formatação de páginas da Internet.

Utilizando o HTML puro (que pode ser escrito no Bloco de Notas do Windows e depois salvo como “html” para ser lido no navegador) é possível escrever toda uma página para a web.

Os comandos ou instruções de formatação da linguagem HTML são relativamente simples, e embora praticamente ninguém mais construa páginas escrevendo o código (os programas de edição para a web, como o Dreamweaver ou o próprio Word geram-no), seu conhecimento é util, pois utilizando os códigos de formatação é possível “incrementar” bastante sites e blogs, bem como corrigir erros ou aperfeiçoar páginas.


Estas características são válidas, principalmente, quando as ferramentas de edição dos construtores de postagens ou páginas web não possuem recursos relativos a alguns elementos e atributos que podem ser inseridos via codificação.

Além disso, às vezes, é bem mais fácil alterar a posição de elementos (textos, imagens etc.) por meio do “recortar/colar” do código. E a compreensão de uma página web como um suporte aberto a materiais de diferentes procedências – linkados no HTML – também é favorecida.


De certo modo, pode-se dizer que o HTML é como é uma “partitura” que toca (indica) o que será visto no navegador.

No link há um documento indicando as principais marcações HTML.

Recursos na rede: panorama geral

Observação

Conteúdo “Royalty-Free” não é sem ônus, quer dizer, na verdade, que se paga uma vez e pode-se continuar a usá-lo.


Recomenda-se sempre ler com atenção os termos de uso dos materiais da web.

Prática

Big image

Aula 6