A importância da Água

Como utilizar a água de forma sustentável

A importância do consumo consciente

A água é uma substância química composta por oxigênio e hidrogênio, sendo necessária à todas as formas de vida. Ela cobre 71% da superfície terrestre, porém aproximadamente 3% da água da terra é doce e desses 3%, apenas 1% é consumível para o ser humano, presentes em rios e lagos.

SUSTENTABILIDADE NO MUNDO

Já são 39% das empresas brasileiras que estão sofrendo com problemas, relacionados com a água – incluindo interrupções causadas por secas ou inundações, diminuição de qualidade da água e aumento dos preços da água.

Os setores que demonstram maior exposição aos riscos da água incluem alimentos, bebidas, tabaco e metais e mineração. Pesquisadores dizem que a água é diferente do carbono no sentido de que muitas vezes há alternativas aos combustíveis fósseis, mas não existem alternativas à água.

http://hypescience.com/empresas-estao-cada-vez-mais-preocupadas-com-o-consumo-de-agua/

Já fora do setor econômico a situação da água está muito crítica. Segundo a ONU, países que não conseguem distribuir mais de 1,7 mil m³ de água por pessoa anualmente estão dentro de uma situação conhecida como "Estresse Hídrico". Países que não conseguem distribuir mais de 1000 m³ de água por pessoa anualmente estão encaixados em uma situação conhecida como "Grave Penúria de Água", um exemplo de países que estão encaixados nesta situação crítica está presente os países africanos, principalmente os localizados na região centro-norte do continente.

O futuro da água

Estudiosos afirmam que se nós continuarmos consumindo a água de uma forma irresponsável, no futuro a água se tornará uma coisa rara. Atualmente já há países que enfrentam problemas com relação à escassez de água.

O site "sua pesquisa" publicou uma matéria sobre como economizar a água:



- Não use água para lavar carros e calçadas;
- Ao escovar os dentes, feche a torneira;
- Tome banhos mais curtos, ensaboando o corpo antes de ligar o chuveiro;
- Acabe com os vazamentos em canos residenciais;
- Para quem tem piscina, evite trocar a água constantemente. Use procedimentos de tratamento de água.
- Ao tomar conhecimento de vazamento de água nas ruas, comunique imediatamente a empresa de água responsável ou a prefeitura.
- Junte uma boa quantidade de roupas antes de coloca-las na máquina de lavar;
- Ajude a combater a poluição das águas. Não jogue lixo nos rios e córregos. Não jogue óleo de cozinha no encanamento, pois este produto irá contaminar as águas. Um litro de óleo de frituras pode contaminar até um milhão de litros de água.

Dia Mundial da Água 2014

No dia 22 de Março foi comemorado o Dia Mundial da Água. Neste dia foram realizados palestras, mesas redondas e palestras educativas realizadas por parte do Instituto Nacional do Semiárido, a unidade de pesquisa do ministério da Ciência, tecnologia e inovação em parceria com a UEPB.




Leia mais em: http://www.insa.gov.br/eventos/dia-mundial-da-agua-2014-agua-energia/#.U1K8NPldWSo

Trailer do nosso vídeo

Este é o trailer do vídeo que produzimos sobre como fazer um destilador caseiro.
ÁGUA
ÁGUA