A Nova Ameaça Mundial

Conheça as Super Bactérias!

Big image

.

As superbactérias são bactérias patogênicas que apresentam alta resistência a diversos antibióticos, principalmente os tradicionais. Elas surgem a partir do uso indevido de antibióticos (uso incorreto, não instruído, indiscriminado ou sem prescrição e acompanhamento médico). As bactérias adquirem resistência ao antibiótico, pois são organismos de alta mutabilidade. Sendo assim, o processo de seleção natural permite selecionar os microrganismos em questão que sofreram mutações gênicas que favorecem a resistência à substância antibiótica, que sobrevivem e se reproduzem em larga escala.

A maioria dos surgimentos de superbactérias ocorre quando o paciente interrompe o tratamento antibiótico antes do prescrito pelo médico. Nestes casos, as bactérias não são eliminadas totalmente, e as poucas sobreviventes, mais resistentes, se reproduzem e passam os genes da resistência aos descendentes.

Onde costumam atacar? Os hospitais, principalmente os centros cirúrgicos, são os locais mais comuns onde estas superbactérias se desenvolvem. Isso ocorre em função de uma conjugação de fatores. Os pacientes costumam estar com o organismo debilitado, pois estão doentes ou passaram por cirurgia. Caso o processo cirúrgico não siga com rigor os procedimentos de higienização e desinfecção de instrumentos cirúrgicos ou até mesmo os cirurgiões ou integrantes de sua equipe estejam com as mãos contaminadas, pode haver a entrada e rápido desenvolvimento destas superbactérias nos pacientes. O contágio é feito através do contato com secreções de um paciente infectado.


E se nada é feito, o hospital torna-se o ambiente favorável para a disseminação delas para outras pessoas que passam por cirurgias ou procedimentos evasivos.


De acordo com a teoria de Darwin sobre a evolução das espécies , os organismos mais adaptados tem maiores chances de sobrevivência, deixando assim um maior número de descendentes adaptados . Essa relação entre o meio


Essa característica é chamada de “seleção natural”, pois escolhe os seres mais bem adaptados para perpetuar a espécie, fazendo com que a população tenha apenas seres evoluídos.


Alunos:
Luisa Motta - 24
Luiz Souto - 26
Euclides - 13
Luiz Henrrique - 27
João Gabriel - 19