Depois Daquela Viagem

Aids e Preconceito

Big image

O medo do preconceito

Resultados de uma pesquisa mundial, chamada ATLIS (AIDS Treatment for Life International Survey ou Pesquisa sobre Tratamento para a AIDS em Âmbito Internacional), realizada com cerca de 3 mil pessoas soropositivas em 18 países (inclusive o Brasil) mostram que o maior medo dos pacientes HIV positivos é com o preconceito e exclusão social. Por isso cerca de 34% dos entrevistados haviam largado a terapia por temer os efeitos colaterais e 26% nem chegaram a iniciar o tratamento pelo mesmo motivo.


http://www.maisequilibrio.com.br/saude/aids-preconceito-ainda-e-uma-barreira-para-os-pacientes-5-1-4-152.html

Big image

A falta de informação alheia, mata mais que a doença...

Empresas são proibidas de obrigarem seus empregados a fazerem exames para detecção de HIV na admissão, mudança de função, avaliação periódica, retorno, demissão ou qualquer outro procedimento ligado à relação de emprego.

Apesar disso, tenho recebido notícias de instituições públicas e privadas que discriminam pessoas com HIV. Para tanto, utilizam outras justificativas supostamente sobre o desempenho técnico do candidato, que não se sustentam diante de uma análise criteriosa do processo de avaliação.


http://www.maisequilibrio.com.br/saude/aids-preconceito-ainda-e-uma-barreira-para-os-pacientes-5-1-4-152.html

Big image

O preconceito nunca morre

Há quatro anos, ele recebeu a notícia de que era portador do vírus HIV. Nascido em Ribeirão Preto, mas residente no Rio de Janeiro, Bolacha (apelido de infância) resolveu criar um blog para escrever seus medos, angústias, desafios e conquistas. O projeto cresceu e ganhou uma versão impressa. Intitulado Uma Vida Positiva, o livro foi adotado pela Columbia University de Nova Iorque como material de apoio para uso em sala de aula.

Mesmo com esta vitória, o ator não pretende cruzar os braços. Ainda tem o sonho de adaptar o blog para o teatro, espetáculo de dança, ele também é bailarino, documentário e filme. A seguir, saiba mais sobre a história de vida do jovem ato.


http://noticias.r7.com/saude/superacao-relato-de-jovem-ator-com-aids-emociona-e-surpreende-01122013

Trabalho por:

Eduardo Farias 9

Danilo de Paula Novais 7

Bruna Moloche 2

Gabriela Beltrão 14

Mariana Voss 29

1°A