Violação dos Direitos Humanos

Art. 18

O direito à liberdade de pensamento é violado quando há algum tipo de repressão, seja ela política, religiosa ou psicológica. Na maioria das vezes, essa repressão ocorre devido ao preconceito com quem é "diferente".

O Brasil, apesar de ser um país laico, ainda sofre muito com essa "rivalidade religiosa". Os seguidores da umbanda e candomblé são os mais afetados pelo preconceito. Somente no Rio de Janeiro, são contabilizados, por ano, quase 100 casos de agressões morais ou físicas envolvendo intolerância religiosa em relação a eles.

A intolerância religiosa não está distante de nós. Não podemos simplesmente fechar os olhos e fingir que não a vemos. Nosso compromisso começa no próprio dia a dia. Dentro de casa. Na escola. No relacionamento com os amigos. No modo como respeitamos (ou não) os outros, que também nasceram com a capacidade de pensar livremente. E, portanto, de pensar diferente.

Se a Declaração Universal dos Direitos Humanos fosse realmente cumprida por todos os países, o mundo seria um lugar muito mais pacífico e justo, mas para isso, é preciso que todos colaborem, pois para a construção de um mundo unido, precisamos de pessoas unidas.