Termos literários

Literatura e seus termos e conceitos.

A multiplicidade de termos e conceitos literários.

Literatura versus teoria literária: muitas vezes o que temos no ensino de literatura pode ser visto como a crítica da teoria literária (ou critica literária), e o uso de diferentes terminologias cria a necessidade constante de consulta aos dicionários de termos técnicos.

E-Dicionário de Termos Literários

O projecto de um E-Dicionário de Termos Literários, em língua portuguesa, iniciado há já 10 anos, pretende recolher o maior número possível de termos técnicos em uso nas teorias da literatura, na crítica literária, nos textos académicos, nas bibliografias específicas dos estudos literários e culturais.

Possui uma base terminológica de mais de 1500 entradas e abrange um elevado número de termos actuais e mesmo não dicionarizados ainda em nenhuma outra língua. Inclui também muitos termos estrangeiros que fazem parte da linguagem técnica da literatura, que no mundo lusófono se utilizam de forma variada.

Em 2010, o projecto foi totalmente remodelado em termos informáticos, patrocinado pelo CETAPS. A remodelação técnica é da responsabilidade da empresa Made2Web, a quem ficamos profundamente gratos pelo excepcional trabalho realizado. Foram acrescentadas inúmeras funcionalidades, que o utilizador poderá descobrir facilmente. Agora, pode acrescentar os seus comentários a cada verbete (sujeito a aprovação prévia) e os autores podem editar em qualquer momento os seus próprios textos.

A existência desta obra deve-se à solidariedade científica de todos os colaboradores (180 até à data!) e à convicção de quem acredita que é possível ir juntando ordeiramente ideias ao longo de vários anos, arrumando-as em estantes de palavras, ensaiando cada palavra até lhe encontrar um lugar digno, limpando-lhes o pó das dúvidas que todos os dias se acumulam, até ao dia em que a biblioteca electrónica de palavras ganha um rosto a que se chama, provisoriamente, e-dicionário.


Carlos Ceia: s.v. "Abjecção", E-Dicionário de Termos Literários (EDTL), coord. de Carlos Ceia, ISBN: 989-20-0088-9, <http://www.edtl.com.pt>

Alguns tópicos interessantes

Vários tópicos interessantes

Introdução à Teoria da Literatura #1 com Paul Fry, de Yale
Café filosófico - A identidade brasileira mito e literatura
Palestra: Literatura Brasileira Missão ou Entretenimento - João Cezar de Castro Rocha
Literatura para quê? - Antoine Compagnon

Aula inaugural para cátedra de Literatura no Collége de France proferida em 30/11/06.

Osvaldo Silvestre: «A ideia de materialidade na teoria da literatura do século XX: formalismo russo»
Teoria do Espaço Literário - Luis Alberto Brandão

Ainda que não sublinhe ostensivamente suas predileções no amplo painel conceitual que oferece ao leitor em Teorias do espaço literário, Luis Alberto Brandão parece calcar seu entendimento de literatura nas variações e desvios...