Métodos Contraceptivos

Tabelinha

Esse método é calculado pela data de início do período menstrual, muito utilizado para ajudar na gravidez ou na própria prevenção, permitindo a mulher á conhecer melhor seus períodos de menstruação e fertilidade, porém exige disciplina nas anotações mensais do seu ciclo, dando mais certo em mulheres com a menstruação regular, não prevenindo de doenças sexualmente transmissíveis.

Temperatura Basal

Devido a ovulação, o corpo da mulher aumenta de temperatura. Um dos métodos utilizados pela população para prevenir a gravidez ou provoca-la, seria medir a temperatura da mulher pela manhã colocando um termômetro em baixo da língua, porém para que esse método seja realmente eficiente, a mulher terá que medir sua temperatura todos os dias e no mesmo horário.

Muco Cervical

Neste método a mulher determina seu período fértil observando o aparecimento do muco cervical, ou seja, uma secreção produzida no colo do útero. Dessa maneira pode-se prevenir ou planejar uma gravidez, passando a conhecer melhor seu corpo, porém exige muito disciplina para que seja eficiente. Nesse método não há nenhum custo para o casal, porém, a mulher necessita ficar longos períodos sem relações sexuais sem penetração.

Camisinha

O uso da camisinha é o mais comum na população, por ser o mais acessível a todas as classes, sendo o método mais barato e prático, não exigindo nenhum tipo de controle, porém pode vir a causar reações alérgicas, ou acabar sendo rompida durante o ato sexual, causando gravidez indesejada.

Anel Vaginal

São anéis inseridos dentro da vagina, aonde devem ser deixados durante três semanas. Esse método não atrapalha nas relações sexuais, e diminui o fluxo menstrual, porém exige habilidade manual para ser colocado e algumas mulheres sentem um desconforto.

Pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte, é utilizado em casos de falta de proteção no ato sexual ou na falha do contraceptivo e deve ser ingerida pela mulher em até 72 horas após a relação, os casais á procuram para prevenir uma gravidez. Esse método é encontrado em farmácias, acompanhado por dois comprimidos porém os comprimidos possuem alta concentração de hormonas e só devem ser utilizados em caso de emergência.

Adesivos Cutâneos

Os adesivos cutâneos são encontrados em farmácias, o mesmo deve ser colado em locais como a barriga, braço ou nádegas, no primeiro dia da menstruação, permanecendo na pele durante uma semana. Esse método tem menos efeitos colaterais do que muitos, se a mulher decidir engravidar pode começar ovular depois de um mês de suspensão do adesivo, porém seu uso pode causar alguns efeitos colaterais como por exemplo: náuseas, dores de cabeça, cólica menstrual e sangramentos fora do intervalo de menstruação. Além disso, é um método contraceptivo inacessível para a maioria das mulheres devido ao seu preço que é bem superior ao método via oral.

Diafragma

O diafragma é um método contraceptivo que cobre o colo do útero impedindo a passagem dos espermatozoides e consequentemente evitando a fecundação. O uso do diafragma não só preveni a gravidez mas não causar efeitos hormonais, segura o fluxo menstrual quando utilizado na gravidez e ainda da proteção contra ITG e DST. Porém esse método contém alta taxa de falha e pode causar infecção no trato urinário das usuárias se não for retirado após 6 horas depois da relação sexual.

Implante Contraceptivo

Esse método consiste em um bastão de 4 cm que é implantado na pele é eficaz durante três anos e a aplicação e remoção devem ser feita por um médico. O implante contraceptivo além impedir a ovulação e torna o muco cervical mais espesso dificultando a entrada de espermatozoides. Porém como o implante não tem estrogênios pode causar perdas sanguíneas irregulares e não protege das DST.

A importância do planejamento familiar

Planejar o nosso futuro é uma das coisas mais importante e decisivas que fazemos. O planejamento familiar é importante para todas as famílias, pois ele diminui os risco da gravidez na adolescência e ajudar as famílias que querem ter filhos. Um dos meios de planejamento familiar é a utilização de métodos contraceptivos que podem evitar a gravidez caso a família não queria com o uso da: camisinha, diafragma e/ou do anel vaginal, ou pode ajudar quando a família decidi ter filhos com o uso da: a tabelinha e da temperatura basal. Com tudo quando a família tem um planejamento familiar a oportunidade de investir na carreira é melhor e isso no futuro vai beneficiar tanto a criança quanto os pais proporcionando uma vida melhor a todos.