Newsletter #30

AIESEC em Teresina

Big image

Alesso

Heroes (we could be) by Alesso

HEEEEY @TE



Maravilhosos, a news demorou, mas chegou (YAAAAAAAAAY!)


Sei que estamos louquíssimos atrás de batermos as metas (de inscritos, de matches, de produtividade, de dieros...) que às vezes esquecemos que já demos 129 MA desde o dia 1 de janeiro. Sabem o que isso significa? Que 129 pessoas viverão uma XP marcante, mindblowing e lifechanging graças a cada um de nós. Sintam orgulho do que já fizemos, mas digo com toda a certeza: podemos fazer muito muito mais!

Learning Research

A @BAZI está rodando uma pesquisa de clima organizacional nas entidades do país inteiro, e seria de extrema importância (pra mim, e pro MC 16|17) termos as respostas de todos vocês. Precisamos saber como anda o CL de acordo com as perspectivas de vocês que são os customers do meu flow <3

Conto muito com a colaboração e a voz de todos vocês, afinal precisamos de no mínimo 39 respostas, isso quer dizer: todos nós.


REPONDA A SURVEY AQUI e simbora, que é super rapidinha. DDL dia 30, às 23h59 ein?

OCs

OC REPLAN

Nesta semana, tivemos a eleição do OC REPLAN. Primeiramente gostaria de falar: PARABÉNS! Todos os aplicantes tiveram um nível muito bom, e que orgulho ver tantos MNs se aplicando. Pra quem ainda não viu basta CLICAR AQUI


OC REPLAN, vulgo barbiezinha, entreguem o melhor REPLAN da história da @TE. Confiamos em vocês! <3

OC ARROBAIÁ

Um outro OC ai que surgiu foi o OC do arraial. A galera que vai organizar uma das melhores festa do ano (sim, amo festa junina!). E o OC eleito, por vontade e adesão foi:


OCP - Bia Malheiros

OC Comida&Bebidas - Ju

OC Carro - Andressa

OC Engajamento - Brenis


Marquem nas suas agendas, dia 24 de junho tem arrobaiá. Quero ver todo mundo lá, dançando. Inclusive, aberta as aplicações por adesão para noiva, rainha caipira e etc hahahaha. E aberta também, a temporada de "arranje seu par", e como vivemos a diversidade, vale homem-mulher, homem-homem, mulher-mulher, as trans e todas as permutações possíveis.

OC INTEGRATION

Que tem trainee chegando, todo mundo já sabe. Mas agora estamos em busca dos changemakers que vão proporcionar as melhores experiências da vida desses trainees. Estamos em busca de você, jovem líder, que quer conhecer outras culturas, conhecer pessoas diferentes, falar inglês|espanhol|qualquer outra língua, ajudar os trainees maravilhosos a andar na cidade, conhecer os points da cidade e tal. Se você é este jovem líder changemaker, aplique-se AQUI


DDL: 25 de maio.


We <3 Trainee

Membros Plenos

No início do mês, a Jhessica (princesa do projeto de rotina) lançou uma forms para a transição de MN para MP. E agora venho aqui divulgar o resultado. Esses corpos maravilhosos que estão aqui em baixo, são os novos MPs da @TE (yaaaaaaaaay!).

Parabéns, maravilhosos. A partir de agora, vocês já são membrinhos maduros que devem mostrar exemplos pros membrinhos novos que já estão na organização e para aqueles que irão entrar em breve. A responsabilidade aumenta, mas as vantagens também! <3

Big image

EITAAAAAAAAA, tem MUITO MUITO MUITO trainee chegando por aí. Que tal você ser legal e hospedar um amiguinho na sua casa?


Gleydson (vulgo baby G) decidiu compartilhar um pouquinho da XP dele com vocês:


"Não é fácil para um estudante solteiro e sozinho, acolher alguém de outro país que veio com a expectativa de ter a melhor experiência da sua vida. Logo no início veio o desafio: eu não falava espanhol e ela não falava português. E apesar do meu pouco tempo em casa, convivíamos muito bem e conversávamos sobre tudo, como se fossemos realmente irmãos. Fiz uma amiga, ganhei uma irmã, tem um pedaço de mim em outro país"

PSEL

Big image

Dia 11 tem o que? PSEEEEEEEEEEEL.

Teremos nosso processo seletivo para receber novos bebês (yaaaaaaay!) para iniciarmos um Q3 tinindo, como diria minha avó. Mas para que tenhamos MNs selecionados, precisamos de inscritos. E enquanto eu fazia minhas análises diárias, percebi que a maneira mais efetiva (ou eficaz?) de conseguir inscritos é por indicação. Grande parte dos nossos inscritos hoje são fruto de indicações, então:

avisa a mamãe, avisa o papai, chegou PSEL Q3, MN, MN.


Prozamigo se inscreverem, basta clicar aqui


Conto muito com vocês para termos membros novos não menos que excelentes. Indiquem todos, e ganhem pontos nos alucinadores <3

SAINDO DA BOLHA

Suicídio - precisamos falar sobre isso

De acordo com a OMS, o Brasil é o 4º país com taxa crescente de suicídio na América Latina, e o 8º no mundo em números absolutos. Cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo inteiro, isso é equivalente a 1 suicídio a cada 40 segundos, sendo esta a segunda maior causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos.


Este é um tema ainda considerado tabu, mesmo que convivamos com histórias assim quase que diariamente. Em Teresina, casos de suicídio entre os jovens estão cada vez mais comuns, e na maioria da vezes, nos sentimos impotentes com o pedido de ajuda que nossa cidade (e os jovens dela) pede por falta de informação.


Diante disso, decidi pesquisar algumas coisas sobre o tema e trazer aqui (ainda que este seja considerado um tanto "pesado"), pois acredito que se trabalhamos para mudar realidades, essa é uma condição que precisa de bastante atenção também. E enquanto membros da AIESEC, temos um mundo de oportunidades a oferecer.


Nacionalmente, somos um dos poucos países que tem políticas públicas e programas nacionais para o combate do suicídio, exemplo disso são os CAPs (Centro de Atenção Psicossoais) que oferecem acompanhamento gratuito para tratamento psicológicos.


BBC Brasil - 4º país da América Latina

Suicídio mata mais que HIV - BBC Brasil

Public Health for the prevention of Suicide - WHO (OMS)

Health Mental Action Plan 2013 - 2020 - WHO (OMS)

Prevenção do Suicídio - Ministério da Saúde, Brasil

SAVE THE DATE

Launch Aplicação de EBZÃO

Saturday, May 21st, 9pm

This is an online event.

TM Kairós

Letycia Raila

Diretora de Gestão de Talentos

VP TM

João Eric

Analista de Intercâmbio Social para Estudante

OGX Analyst

Julyana Costa

Analista de Intercâmbio Social para Organizações

ICX Analyst