Violação dos direitos humanos

1ºE - Katharina, Márcia, Marilia, Marcos, Jacqueline, Tais A

Artigo 18 - Liberdade de pensamento

A Declaração universal dos direitos humanos garante a todos o direito de ter sua dignidade, seus pensamentos, suas opções e gostos respeitados. Em especial, o artigo 18 que se diz respeito a liberdade de pensamento “Todos tem liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar sua religião ou crença e a liberdade de manifestar a sua religião ou crença no ensino, na pratica, no culto e no cumprimento, quer seja só ou em comunidade com outros e em publico ou em privado.” O preconceito de raça, cor, sexo e religião, é uma violação dos direitos humanos, pois as pessoas tem o direito e a liberdade de escolher como querem viver e no que acreditar, e ninguém pode ser considerado inferior ao outro em razão da cor da pele, da nacionalidade ou da religião.

Para por fim nas violações dos Direitos Humanos é preciso de consciência e respeito (principalmente dos jovens) sobre o direito de liberdade de pensamento, tão falado atualmente. Repreender quem o desrespeita é essencial para assim acabar com preconceito ou desqualificação do pensamento alheio. Por isso é necessário uma consciência e cooperação de todos para por um fim na violação deste direito. Quanto mais pessoas passarem essa forma de pensar a diante, mais será garantido um futuro onde as pessoas podem expressar abertamente sobre os assuntos que lhe vem à cabeça, claro que sempre de forma respeitosa.

Em um cenário hipotético ideal em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos fosse conhecida e amplamente cumprida as pessoas exerceriam a liberdade de pensamento, consciência e religião efetivamente e o principal efeito/ impacto seria o exercício pleno da cidadania que acarretaria a construção de uma sociedade mais justa e menos desigual. As pessoas não entrariam em tantos conflitos e o mundo seria totalmente diferente do que é. Se todos não mudarem, não fizerem valer a declaração de nada vai adiantar tê-la. A declaração foi feita para ser seguida, ser posta em pratica, mas já não vejo isso hoje em dia. Todos a favor e cooperando a aplicar a declaração seria uma mudança rápida, mas não difícil.