Protega-se do Tráfico de Pessoas

Amanda Valle,Carolina,Elisa,Fernanda,Julia,Paula,Bibiana 1F

O Tráfico de pessoas fere diretamente o Art. 4 dos Direitos Humanos e o Art. 5 da Constituição Federal e ocorre quando pessoas são transferidas de um lugar para outro, para serem escravizadas, vendidas, prostituídas e/ou violentadas.


Big image
Aqueles que atraem e escravizam as pessoas são ambiciosos e estão em busca de lucro, não se importando com as necessidades e direitos das pessoas para conseguirem o que querem. Geralmente são gangues que estabelecem relações comerciais com outras gangues ou estabelecimentos nacionais e internacionais, caracterizando o tráfico de pessoas.

Para colocar um fim no tráfico de pessoas é necessário informar aqueles que podem ser alvos desses golpes e se prevenir, como por exemplo, não ficar andando sozinha até tarde da noite ou madrugada, principalmente em locais perigosos, sempre buscar fontes seguras a respeito de empregos ou viagens no exterior. Nunca confiar seus documentos a estranhos e denunciar casos de violação da lei, mesmo que tenha apenas suspeitas.

O mundo seria bastante diferente se a Declaração dos Direitos Humanos fosse amplamente conhecida e cumprida. Não seria do jeito que está hoje: seria um mundo mais justo e preocupado com o próximo e muito mais respeitador. Precisamos nos informar cada vez mais e cumprir a nossa Declaração, pois não será somente uma pessoa que irá mudá-lo, e sim todos nós, porque vivemos em sociedade e não sozinhos.

Big image

Texto Base da Campanha

Campanha Informativa Sobre o Tráfico de Pessoas

Justificativa:

O trafico de pessoas é uma atividade que movimenta mais dinheiro que o trafico de drogas, por isso precisa é necessário uma campanha para combatê-lo.
A maioria das pessoas traficadas são mulheres e crianças e isso pode afetar a sociedade e seus valores, assim como afeta as instituições do Estado que concentra recursos que poderiam ser utilizados em saúde e educação.
Objetivo Geral:

Informar a sociedade sobre o que é o tráfico de pessoas, os perigos e como se precaver para não ser uma vitima.
Objetivos Específicos:

1- diminuir o número de casos de desaparecimento e sequestro;
2-instruir a população a exigir contratos mais detalhados e veracidade;
3-incentivar as pessoas a denunciarem o tráfico;
4-oferecer proteção e ajuda para as vitimas.
Estratégias:

Espalhar folhetos pela cidade com números para denuncia e características do trafico, compartilhamentos no Facebook, criar um blog com testemunhos de vitimas e informações sobre o que é o trafico e como se precaver.


Quais incisos da Constituição são feridos pelo tráfico de pessoas ?

Os seguintes incisos:



II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;


Como está a situação desse crime no Brasil ?

Segundo dados da Agência Brasil:


Considerado um crime invisível, o tráfico de pessoas é uma prática frequente e preocupante no Brasil. Ainda assim, segundo dados divulgados pela pasta, entre 2005 e 2011, a Polícia Federal instaurou 514 inquéritos de tráfico de pessoas, sendo a maior parte (344) relacionada ao trabalho escravo. Os números mostram que 157 desses inquéritos são de tráfico internacional e 13 de tráfico interno, modalidade em que o índice de denúncias é considerado muito baixo. Ao todo, 381 suspeitos foram indiciados nesse período, mas apenas 158 foram presos.

Big image

Como evitar cair em golpes ou sequestros ?

  1. Não ande sozinho por bairros perigosos ou mal iluminados durante a noite, em alguns casos até mesmo durante o dia.
  2. Sempre procure fontes confiáveis e seguras sobre ofertas de emprego no exterior ou em outros estados.
  3. Combine um código para emergências com a família e com os amigos.
  4. Antes de aceitar emprego no exterior, exija contrato em português com questões como alojamento, visto, forma de pagamento e direitos bem detalhados.


Big image
TRÁFICO de PESSOAS - Um dos temas da Novela "Salve Jorge" - Globo
Big image
Brasil adere a campanha contra tráfico de pessoas - Repórter Brasil (noite)