Coração

Anatomia externa e interna e fluxo sanguíneo

Anatomia externa

O coração, com toda sua potência, é relativamente pequeno, aproximadamente do tamanho de um punho fechado e sua massa varia, em média, de 250g a 300g. O órgão fica localizado acima do diafragma e 2/3 de sua massa ficam a esquerda da linha média do corpo.

Há camadas da parede cardíaca, tais como:

Pericárdio, membrana que reveste e protege o coração. Ele restringe o coração à sua posição no mediastino, embora permita suficiente liberdade de movimentação para contrações vigorosas e rápidas.

Miocárdio, que é a camada média e a mais espessa do coração. É composto de músculo estriado cardíaco. É esse tipo de músculo que permite que o coração se contraia e, portanto, impulsione sangue, ou o force para o interior dos vasos sanguíneos. As artérias coronárias são os vasos responsáveis pela chegada de oxigênio e outros nutrientes a esse músculo cardíaco. Esse suprimento é contínuo e deve adaptar-se às exigências do coração, dependendo se o indivíduo está em repouso ou sob estresse físico/emocional. Essas artérias têm origem na porção inicial da aorta.

O endocárdio é a camada mais interna do coração. É uma fina camada de tecido composto por epitélio pavimentoso simples sobre uma camada de tecido conjuntivo, que permite que o sangue corra facilmente sobre ela. O endocárdio também reveste as valvas e é contínuo com o revestimento dos vasos sanguíneos que entram e saem do coração.

Anatomia interna

A parte interna do coração é composta por quatro cavidades e válvulas que apresentam funções distintas. As cavidades superiores recebem o nome de átrios e são responsáveis por receber o sangue. O átrio direito possui a veia cava, que deposita sangue rico em dióxido de carbono (venoso). É também no átrio direito que encontra-se a válvula tricúspide que envia o sangue para o ventrículo direito. No átrio esquerdo o sangue é rico em oxigênio (arterial) e é transportado pela veia pulmonar. A válvula bicúspide também se encontra no lado direito e tem a mesma função da válvula tricúspide, diferenciando-se apenas pela presença de duas cúspides ao invés de três . Na parte inferior se encontra os ventrículos, realizando o bombeamento do sangue. O ventrículo direito bombeia o sangue recebido do átrio direito e possui uma válvula denominada valva tricúspide, que impede o retorno do sangue para o átrio. A artéria pulmonar também compõem o ventrículo direito. Já no ventrículo esquerdo o sangue arterial é enviado para artéria aorta ( uma das artérias principais do organismo humano ) . Lá encontra-se a valva bicúspide. As paredes do ventrículo esquerdo são mais espessas devido a força que é realizada para bombear o sangue.
Coração funcionando - animação

Amanda M., Bruna R., Isadora C., Julia K. (3ºI)