PARTNER'S NEWSLETTER

AIESEC em Bauru

Afinal, o que é a AIESEC?

A AIESEC é a maior organização não-governamental comandada única e exclusivamente por jovens universitários do mundo, estando presente em mais de 120 países e territórios. A organização surgiu em 1948, quando cinco jovens se uniram, após a segunda guerra mundial, com o objetivo de criar uma organização que fosse capaz de atingir a paz e o preenchimento das potencialidades humanas.


Os nossos programas de interâmbio (social e corporativo) buscam tirar o jovem da sua zona de conforto ao conhecer uma outra cultura e realidade, possibilidando que, através dessas experiências práticas de liderança em um ambiente desafiador, eles descubram e desenvolvam seus potenciais para causar um impacto positivo na sociedade

Vídeo Institucional - AIESEC em Bauru 2015.1

Os programas que a AIESEC desenvolve são:

Cidadão Global: oportunidade de intercâmbio voluntário, com duração de 6 a 12 semanas.

http://aiesec.org.br/estudantes/cidadao-global/


Talentos globais: oportunidade de intercâmbio profissional, com duração de 3 meses a 1 ano.

Obs: a AIESEC em Bauru não realiza esse programa, mas podemos ajudar com o contato de outras entidades.

http://aiesec.org.br/estudantes/talentos-globais/


Hospede um intercambista: possibilidade de receber um dos intercambistas que vem para impactar a cidade de Bauru pelo período de 6 a 12 semanas.

http://aiesec.org.br/estudantes/hospede-um-intercambista/


Jovens talentos: programa de membresia da AIESEC. O próximo processo seletivo da AIESEC em Bauru vai acontecer em Maio, com divulgação na página do Facebook

https://www.facebook.com/aiesec.bauru

Cidadão global - programa de intercâmbio voluntário

Nós acreditamos em mudança, em fazer a diferença, e que cada pessoa possui o poder de transformar o seu ambiente. O trabalho voluntário é uma importante ferramenta para isso. Nós acreditamos que o mundo precisa mais de ações do que ideias!


Nossos projetos visam contribuir para o atingimento das metas de desenvolvimento sustentável da ONU e, portanto, para um mundo melhor e são divididos por regiões:


América Latina: tem foco na atuação em comunidades, escolas e ONGs oferecendo aulas e workshops para crianças e adultos, permitindo uma troca de conhecimento que vai garantir a ampliação da visão do mundo trabalhando nas principais necessidades da região

Big image

Esse projeto busca ter uma educação melhor para a sociedade, diminuindo as faltas na escolas motivando as crianças a terminarem os seus estudos através de suporte educaional e atividades recreativas. O trainee vai ter a oportunidade de trabalhar com crianças entre 6 e 14 anos, preparando e implementando aulas e atividades recreativas, como música, teatro, literatura, dança, entre outros, além de compartilhar a cultura brasileira através de workshops, desenvolvento uma mentalidade global nas crianças.


Data de início: entre 18 de dezembro de 2016 e 29 de janeiro de 2017

Duração: 6 semanas

Cidade: Bahia Blanca - Argentina

Link de inscrição: https://opportunities.aiesec.org/opportunity/644113

África: promoção da educação, bem estar e saúde da população do continente através de palestras, workshops e aulas para diferentes faixas etárias - de crianças a idosos - com o objetivo de chegar a uma sociedade mais inclusiva e igualitária.


Ásia: visa promover o crescimento econômico sustentável e o acesso a condições dignas de trabalho nos países em desenvolvimento do continente asiático, trabalhando com temas como educação básica e profissional, promoção de igualdade de gênero, empreendedorismo, criatividade e inovação.


Leste Europeu: atua para reduzir a desigualdade dentro e entre países, valorizando a diversidade cultural e a semelhança histórica encontrada na região.


Mundo Árabe: busca a igualdade de gênero e o desenvolvimento das condições de trabalho, atuando em organizações do terceiro setor e em escolas com atividades diversas, como pesquisas, interação com público, eventos, em torno de temas como empoderamento feminino, emprego e condições de trabalho.

Big image

Esse projeto busca dar suporte para que o Egito possa atingir uma igualdade de gênero, uma das metas para o desenvolvimento sustentável da ONU (meta 5), garantindo que todas as formas de discriminação contra mulheres e meninas sejam eliminadas, além de assegurar oportunidades iguais. Nesse projeto, o trainee vai ter a oportunidade de dar aulas em escolas infantis sobre os direitos da mulher e igualdade de gênero, liderança e artes, além de ajudar com a organização de atividades culturais e eventos.


Data de início: entre 31 de maio e 31 de agosto de 2016

Duração: de 6 a 8 semanas

Cidade: Cairo - Egito

Benefícios: acomodação em um hostel ou em um apartamento compartilhado

Link para inscrição: https://opportunities.aiesec.org/opportunity/725901

Calendário de eventos

Ampliando Horizontes - Educação de qualidade

No dia 28 de Abril, a AIESEC em Bauru vai trazer um espaço aberto de discussão sobre temas pertinentes à realidade universitária. O evento propõe a composição de uma mesa com três pessoas que possam trazer, a partir de suas vivências pessoais, visões diferentes sobre esse assunto, que será pautado a partir dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU.


O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º ano de escolarização ainda não conseguem ler (Todos pela Educação); 20% dos jovens que concluem o ensino fundamental, e que moram nas grandes cidades, não dominam o uso da leitura e da escrita (Todos pela Educação). Professores recebem menos que o piso salarial (et. al., na mídia).


É a partir dessa perspectiva que, em sua primeira edição de 2016, o Ampliando Horizontes abordará o tema “Educação de Qualidade”. A AIESEC vê uma importância cada vez maior em aproximar o jovem desse tipo de discussão, que está totalmente relacionada com a nossa realidade e o momento em que estamos vivendo dentro da universidade.

Big image

Participação das EJs

Nós esperamos a participação das Empresas Juniores de duas formas: a primeira com a divulgação interna e externa do evento, para os membros e em mídias sociais, para que o evento possa ter um maior alcance dentro da universidade e se torne ainda mais relevante com sua discussão. Para isso, será enviada uma arte de divulgação em breve; a segunda é com a participação de fato dos membros da EJ. Vamos criar um ambiente de discussão extremamente válido para a realidade em que nos encontramos dentro da universidade e seria de extrema importância a participação de pessoas com diferentes pontos de vista para enriquecer o debate.

Como a AIESEC e a ONU estão trabalhando juntos?

Em Setembro de 2015, líderes mundiais se reuniram para, junto com a ONU, estabelecerem um plano de ação para uma agenda que consiste em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que são integrados e indivisíveis, e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um conjunto novo e universal de objetivos, metas e indicadores que serão usados pelos Estados em suas agendas e políticas públicas ao longo dos próximos 15 anos

Big image

As 17 metas propostas são:

1- Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares


2- Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável


3- Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades


4- Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos


5- Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas


6- Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos


7- Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos


8- Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos


9- Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação


10- Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles


11- Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis


12- Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis


13- Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos


14- Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável


15- Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade


16- Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis


17- Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável


Fonte: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/conheca-os-novos-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/

No Point Going Halfway

YouthSpeak

Nós acreditamos firmemente que os jovens precisam estar no centro do processo de desenvolvimento global. Isso significa incluir suas opiniões nas discussões a respeito de iniciativas como o YouthSpeak Survey, que buscam entender quais os desafios que a juventude encontra a respeito de temas desde educação até jornada de trabalho, aumentando a sensibilização com relação a opinião do jovem e como os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável se encaixam no dia a dia e moldam o mundo ao nosso redor. Cada voz e cada opinião são importantes.


O YouthSpeak é um movimento jovem global focado em entender as crenças e os desafios que são circundantes de várias questões que envolvem jovens como nós, criado com o objetivo de dar voz a juventude e colocar em prática ações para melhorar o mundo.

Big image

A YouthSpeak Survey, realizada pela AIESEC, é uma pesquisa que busca coletar informações e permite que qualquer jovem e partes interessadas participem de questões relevantes para a sociedade, é a maneira de gerar um movimento e engajamento relacionada aos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU, com o objetivo de ouvir de forma mais abrangente o que o jovem pensa, como o mundo será moldado e quais são seus valores.


E para criar um momento propício para discussão e definição de ações, criou-se o YouthSpeak Forum, onde personalidades, empresas, instituições e os jovens estarão reunidos para trocar ideias e se aprofundarem nas principais temáticas retiradas da pesquisa. No primeiro fórum que aconteceu no Brasil em Dezembro de 2015, os principais temas discutidos foram Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero e Trabalho Decente e Crescimento Econômico – que são os Objetivos 4, 5 e 8 do Desenvolvimento Sustentável da ONU. No Brasil, já foram mais de 11 mil vozes jovens ouvidas e você pode colaborar com esse movimento jovem mundial preenchendo a survey no botão a seguir:

Ampliando horizontes - Educação de qualidade

Thursday, April 28th, 5:30pm

Sala 2A

Contatos