Sistema Reprodutor Masculino

Órgãos e suas funções

O Sistema

O sistema reprodutor masculino é responsável por produzir os gametas, os espermatozóides, e introduzir no sistema reprodutor feminino, para que ocorra a fecundação. Além disso, participa da produção de hormonios masculinos, como a testosterona.

Big image

Órgãos

Testículos: são as gônodas masculinas, encontra-se em pares em cada homem. Composto por vários tubos chamados seminíferos, onde ocorre a produção da testosterona, homônio responsável pela formação dos órgãos genitais e caracteristicas masculinas secundarias, como ampliação da laringe e estimulação de folículos pilosos.

Epidídimo: consiste na continuação dos túbulos seminíferos, onde ocorrerá o armazenamento e maturação dos gametas masculinos. Os espermatozòides só caminharâo para os canais deferentes no momento da ejaculação.

Canais deferentes: parte dos ductos do epididímo encaminhando os espermatozóides através de um par de canais que passam pelas glândulas anexas para que ocorra mistura com outros elementos formadores do sémen, até a uretra.

Glândulas anexas: dentre elas as vesículas seminais produzem fluído seminal, rico em açúcares que neutralizam o caráter ácido da uretra e do canal vaginal. Outra glândula se denomina próstata, secreta elementos que irão compor o sêmen, dando-os mobilidade aos espermatozóides e alterando o pH ácido do canal vaginal.

Pênis/ Uretra: o pênis é o órgão encarregado de depositar o sêmen no órgão reprodutor feminino. Onde o esperma será ejaculado através da uretra. A ereção do pênis consiste na maior pressão no sangue em seus corpos carvenosos e esponjosos.

Saco escrotal: possui a função de regulação de temperatura e acomodação dos testículos, geralmente mantém a temperatura de 1ºC até 3ºC abaixo da temperatura corporal.

Big image
BM Clínica - Aparelho Reprodutor Masculino
Vídeo Aula 058 - Sistema Reprodutor Masculino: Anatomia funcional dos órgãos genitais masculinos

Grupo 3º ano E

Daniela Abreu nº 9

Lucas Campos nº 26

Mariana Sidrim nº 33

Melissa Panhol nº 40