José's Learning Diary

APPS4EL TTLA: Short-term exchange with students in Spain

1º Dia: 24 de fevereiro

De manhã acordei muito agitado e ansioso, pois ia para outro país de avião, coisa que nunca tinha feito. Eram 16:00 quando partimos do Sátão para o aeroporto. Estava muito entusiasmado! Quando, já de noite, o avião se aproximava de Madrid, as luzes da cidade Madrid eram bonitas. À chegada, apanhámos um táxi que nos levou até o hotel.

2º dia: 25 de fevereiro

Depois de um bom pequeno-almoço, visitámos a capital de Espanha durante a maior parte do dia. Gostei muito de ver os monumentos, visitar o palácio real e comprar umas lembranças no Hard Rock Café. Madrid é uma cidade muito grande e bonita que adorei descobrir, apesar de ser muito poluída. No final da tarde, apanhámos um autocarro para Navahermosa. Nessa mesma noite, conheci um rapaz chamado Juan, o meu parceiro Erasmus+ e a sua família que me acolheu durante a semana.

3º dia: 26 de fevereiro

Era a minha primeira manhã em casa da família que me acolheu em Espanha. Estava eufórico! Sabia que iria estar com os parceiros polacos, italianos e os alemães. Fomos então fazer um peddy-paper fotográfico para a serra, junto à Torre de Malamoneda. Foi-nos entregue uma ficha com vários pontos e as suas coordenadas GPS. Com a aplicação Google Maps tínhamos de descobrir cada ponto e aí tirar uma fotografia. Nessa zona havia muitos túmulos escavados no granito. Depois do almoço, fomos jogar futebol. À noite, jantámos com os parceiros.

4º dia: 27 de fevereiro

Acordei muito ansioso, pois era tudo novo! Quando chegámos à escola, a diretora recebeu-nos de braços abertos. Era muito simpática! Apresentou-nos a escola e a localidade. Assistimos a um espetáculo de boas-vindas e participámos numa aula de inglès. Estivemos na câmara municipal, onde fomos recebidos pela Alcaide, pudemos sentar-nos lugares principais do salão nobre e subir à torre por umas escadas muitas estreitas e apreciar as paisagens que daí se viam. Foi um dia espetacular! Durante a tarde, estivemos no parque onde conhecemos muitas pessoas. Ao jantar, provei comida muito diferente daquela a que estava habituado mas muito boa.

5º dia: 28 de fevereiro


De manhã cedo, fomos para Toledo, a capital daquela província, uma linda cidade cheia de monumentos e onde passa o rio Tejo. Fizemos várias visitas a casas de cultura, onde vimos peças antigas como facas e armaduras. A seguir ao almoço, fomos a um centro comercial onde tiramos fotos com a Lady Bug e um Playmobil. Foi um dia muito proveitoso: divertimo-nos muito e conhecemos muita gente. Adorei!

6º dia: 1 de março

Neste dia, fomos para um museu no Parque Nacional de Cabañeros. Aí, descobrimos as plantas e os animais típicas daquela região, que incluíam azinheiras, sobreiros, muitas aves migratórias, javalis e veados. Almoçámos num restaurante, onde comemos veado, mais uma estreia para mim! Nessa noite, eu e o António fomos a um ensaio musical com os nossos parceiros. Foi nesse dia que eu conheci a Jéssica, uma amiga espanhola.

7º dia: 2 de março


Estava triste porque era o último dia. Na escola, todos os parceiros fizeram as suas apresentações e a nossa, da nossa escola e do concelho, correu-nos muito bem. Depois tivemos uma aula onde utilizámos uma aplicação para aprender espanhol. À tarde, fomos assistir ao musical "Mamma Mia", preparado pelos nossos parceiros. Para a despedida, fomos ao restaurante Alameda onde me deliciei com um hambúrguer muito chique e muito bom! Toda a noite foi uma festa...mas também houve tristeza quando me despedi dos amigos que ganhei.

Impressão global

Foi uma experiência inesquecível! Adorei conhecer novas culturas, novos métodos de estudo e novas receitas.

Também melhorei o meu inglês, pois falei muito para arranjar novos amigos e amigas :) :) :)

Tive a oportunidade de andar de avião e de ver monumentos e locais maravilhosos. Foi uma experiência que me marcou e que eu quero repetir. No próximo ano, gostava de receber um aluno de outro país em minha casa.

Obrigado por esta experiência!