Superbactérias

E sua super resitência

Como elas se desenvolvem?

Com o uso indevido de antibióticos, algumas bactérias, que possuem uma maior resistência, sobrevivem. Assim, passando seus genes adiante.


Isso ocorre porque muitas pessoas se automedicam. E após o fim dos sintomas da doença, a pessoa não continua tomando o remédio e as bactérias que não foram mortas pelo antibiótico, ou seja, as mais resistentes sobrevivem e passam adiante seus genes, compondo a nova geração inteiramente por bactérias resistentes.


Como podemos evitá-las?

Então, quando nos automedicamos, estamos criando um ambiente propício ao desenvolvimento das superbactérias. Por isso quando for tomar algum tipo de antibiótico, consulte um médico. Assim você evita ser o paciente zero de alguma nova doença.


O ambiente hospitalar é um dos ambientes mais propícios para a criação dessas bactérias. Devido à elevada concentração de bactérias no mesmo ambiente, e da utilização de remédios mais potentes. Se uma bactéria sobrevive aos antibióticos usados em hospitais, que geralmente são os mais poderosos disponíveis, a geração que provém dessa bactéria terá os genes que garantem a resistência da nova geração.


Quem somos

João Pedro Abubakir - nº20


Gabriel Resende - nº15

Pedro Ungarelli - nº37