Basquete

Trabalho de Educação Física

Introdução

Basquetebol é um esporte coletivo formado por duas equipes de cinco pessoas, criado em 1891, por James Naismith, um professor canadense de Educação Física. O professor canadense trabalhava na Associação Cristã de Moços de Springfield, neste local que se obteve a primeira partida de basquete registrada, no dia 20 de janeiro de 1892. O basquete sofreu poucas alterações do seu inicio ate hoje em relação ao jogo, ao físico. Quando criado, visava o lazer, a saúde e a competição entre seus jogadores, com a decadência do "box" os espaços reservados para sua demonstração agora precisavam de um novo esporte, que tivesse tamanha influencia. O basquete então passa a ser um esporte para os espectadores, um show. Inovações técnicas apareceram ao decorrer do tempo com a ajuda da ciência. O principal objetivo do jogo é introduzir a bola no cesto da equipe adversária (marcando pontos) e simultaneamente, evitar que esta seja introduzida no próprio cesto, respeitando as regras do jogo. A equipe que obtiver mais pontos no fim do jogo vence. A equipe que defende tenta impedir a equipe que ataca de fazer cesta, através da marcação, da interceptação de passes ou até mesmo do bloqueio (toco) ao lançamento. O basquete chegou ao Brasil por meio do professor Augusto Shaw do Mackenzie College, de São Paulo, em 1894, no começo o basquete era chamado de basquetebol. Augusto Shaw ao retornar dos Estados Unidos, trouxe uma bola de basquetebol, no qual ensinou o aprendizado do jogo. Ele conseguiu incentivar tanto os seus alunos que alguns alunos deixaram de praticar certos esportes para jogar basquete. O basquete chegou definitivamente no Brasil quando o esporte se tornou popular em 1912 sob o impulso de uma campanha lançada pela Associação Cristã de Moços do Rio de Janeiro. Michael Jordan (Nova York, 17 de fevereiro de 1963) foi escolhido como o principal jogador de basquetebol de todos os tempos. Kareem Abdul Jabar (Nova York, 16 de Abril de 1947) iniciou sua participação na NBA em 1969, tendo feito parte da equipa dos Milwaukee Bucks.

Tecnologia no basquetebol

A tecnologia, dentro do basquete, chegou para facilitar o campo de visão (enxergar com mas clareza os movimentos feitos dentro das quadras), tanto dos arbitro quanto das equipe e dos torcedores.
O aparelho “Digital Scoresheet” filma o jogo ao vivo, com a finalidade de um jogo justo pra ambos os times, aparelho que fica sobre a supervisão dos árbitros, e solicitado quando a duvida em uma jogada. Ele foi lançado no ano de 2009.
A pouco tempo foi desenvolvido um sistema integrado a bolas de basquete, que serve para coletar dados durante o jogo, ele pesa cerca de 5g e não altera o equilíbrio da boa. Dados transmitido para o computador via wireless.
Por meio da tecnologia de sublimação os uniformes de hum jogador de basquete, são mas leves, duram muito mas que os antigos e são confortáveis.

Basquetebol na Cadeira de Rodas

A adaptação do Basquetebol para o jogo em cadeira de rodas aconteceu, principalmente, após a Segunda Guerra Mundial. Ex-soldados do exército americano, feridos durante o confronto, se reuniram em uma quadra de um hospital de reabilitação e começaram a jogar. Na Inglaterra, a prática também era usada na reabilitação de pacientes no hospital de Stoke Mandeville.
Este esporte fez sua estreia nos primeiros Jogos Paralímpicos, realizados no ano de 1960 em Roma, e é um dos poucos que esteve presente em todas as edições do evento. As mulheres entraram na disputa em 1968, em Tel Aviv, capital de Israel.

O Basquetebol em Cadeira de Rodas é disputado por pessoas com alguma deficiência físico-motora. As cadeiras são adaptadas e padronizadas.

Big image
Julia - Basquete (trabalho de educação física)
Tasha - Basquete (trabalho de educação física)
Gabi - Basquete (trabalho de educação física)

Alunos do Colégio Marista de Brasília - Ensino Médio

Neste "flyer" é retratado um pouco sobre a história do basquete. É um trabalho de Educação Física do nosso colégio. Agradecemos a atenção

Compontentes

Alexandre Suaiden (2), Bruna Scotti (6), Gabriela Resende (23), Júlia Fonseca (29), Priscila (43), Matheus Fonseca (48)