AACC 4

Aula 8

O trabalho com camadas

Fonte: Link.

GIFs animados

O formato GIF e possíveis usos

Para alguns, o formato GIF, quando utilizado para produzir pequenas animações, é, no seu melhor, rídiculo, e no seu pior, infame ou tolo.

No entanto, esse formato, que já tem uma longa história (veja o vídeo abaixo), não se presta só a trabalhos “engraçadinhos”. Ele vem sendo, por exemplo, retomado, nos últimos anos, como uma forma de arte na web (veja esses trabalhos - link).
A Short History of the Gif | Moving the Still
Além disso, pode ser utilizado em propostas educativas -- como a deste educador que usa a linguagem para dar informações sobre obras de arte, estimulando uma leitura mais produtiva das mesmas (link), ou em diferentes materiais que utilizam animações para transmitir informações (banners, flyers, etc.).

Existem programas próprios para a feitura de GIFs animados, assim como programa online (veja este link aqui com indicações). No entanto, vamos aprender como fazer animações GIF, utilizando o Photoshop ou o GIMP.

Observações, se quer usar GIF animado em blog comerciais, é necessário subir o arquivo para algum repositório e depois fazer a chamada do mesmo via codificação HTML.

Prática: Tarefa 5

Realize um GIF animado que possa servir para divulgar algum evento de Educomunicação.

Aula 9

Link.