Buracos na Camada de Ozônio

O que é? Quais as causas e consequências?


  • O que é?


A camada de ozônio serve como um escudo contra os raios ultra-violeta emitidos pelo Sol. Sem ela, seria impossível a vida na Terra.


  • Quais as causas?

Essa camada está sendo destruída devido a liberação de CFC´s pelos aerossóis e refrigeradores (freezer, geladeiras, ar condicionado, etc) nos grandes centros urbanos.



  • Quais as consequências?
Contribui para a incidência do câncer de pele, agravamento do efeito estufa, aquecimento global, consequentemente causando o degelo das calotas polares.



  • Soluções


  1. Diminuir a emissão de CFC's ou substituí-los;
  2. Intensificação da fiscalização e da concientização dos consumidores;
  3. Utilizar meios de transportes alternativos que não liberem gás carbônico.
Big image
Big image
Depois de liberados no ar, os CFC's , ao chegar na estratosfera onde, atingidos pela radiação UV, se desintegra e liberam cloro (Cl). Em seguida, o cloro reage com o ozônio (O3) que, consequentemente, é transformado em oxigênio (O2). A quebra dos gases CFC's é danosa ao processo natural de formação do ozôinio. Quando um desses gases se fragmenta, um átomo de cloro é liberado e reage com o ozônio. O resultado é a formação de um molécula de oxigênio e de uma molécula de monóxido de cloro. Mais tarde, depois de uma série de reações, um outro átomo de cloro sera liberado e voltara a novamente desencadear a destruição do ozônio.