Projeto Quero Ser Cientista

Boletim N.º 0 Outubro de 2012

Pressupostos do Projeto

O Colégio de Alfragide pretende levar a cabo durante este ano letivo de 2012/2013 um projeto de dinamização da ciência junto dos jovens alunos do 1.º e 2.º ciclos.

Nessa perspectiva criámos um período de experimentação ao qual demos o nome " Quero ser cientista", no qual as crianças são semanalmente induzidas num ambiente de laboratório. Desta forma pretendemos que as crianças dêem os primeiros passos na utilização de um laboratório, desenvolvam a noção de observação e experimentação científica e partam para a descoberta da realidade que os rodeia.

PATROCÍNIO DO PROJETO QUERO SER CIENTISTA: COMO ANGARIAR DINHEIRO...

CABAZ DE NATAL

Outra ideias para angariarmos dinheiro foi o sorteio de rifas para um CABAZ de NATAL...


O cabaz é composto por:

1 quarto de presunto

1 queijo amanteigado tipo serra

1 barra de chocolate Milka de Morango

1 garrafa de azeite virgem extra

1 embalagem de figos secos

1 embalagem de frutos secos

1 embalagem de passas de uva

2,5 kgs de bacalhau crescido da Noruega

1 frasco de Mel de Rosmaninho

1 garrafa de vinho tinto Douro Cabriz

1 garrafa de espumante bruto

COLÉGIO DE ALFRAGIDE

O Projeto Quero Ser Cientista é uma iniciativa dos alunos do 2.º ciclo do ano 2012/2013, organizados e dirigidos pelos professores de Língua Portuguesa e de Ciências da Natureza, José Romão e Isa Sena.

SEXTAS FEIRAS DOCES

Outro processo de angariação de verbas para o projeto foi a criação de uma iniciativa de venda de fatias de bolo à sexta-feira, ao fim da tarde... Todos têm ajudado com muito gosto e vai-se juntando algum dinheiro para o patrocínio do projeto.

VISITAS DE ESTUDO NO ÂMBITO DO PROJETO

No Âmbito deste projeto, fizemos já três saídas...


Pavilhão do Conhecimento - a primeira que fizemos foi para visitar o Pavilhão do Conhecimento onde visitámos duas exposições.


O objetivo foi promover o contacto com a ciência, estimular a curiosidade dos alunos com questões domundo científico, incentivar e desenvolver o gosto peloconhecimento e envolver os alunos numa dinâmica de aprendizagem que não se confina ao espaço do colégio.


MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL - Fomos ao Museu de História Natural, realizar duas atividades: " Laboratório Chimico " e "Cozinha de todas as cores"


PALÁCIO BURNAY - CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DE BOTÂNICA Aqui fomos ver como se faz um herbário e como devemos proceder para arquivar corretamente a informação sobre plantas.