News mensal

CAFCF - Gestão SEJA

Como assim news??

Sempre ficou curioso sobre alguma atividade que não foi detalhada na RG ou que você perdeu? Aqui você pode se antenar nos trabalhos mensais de cada diretoria! Dá um pick aí embaixo e boa leitura ;)
ps.: No final teremos alguns número diferentes/interessantes sobre o C.A. nesse último mês

Presidência

Olá pessoal! Primeira News do ano e já temos muita coisa a ser comentada, iniciamos nosso trabalho logo no comecinho do ano, com toda burocratização e regularização da

passagem de gestão, foram idas e vindas à cartórios, mas tudo foi resolvido. Enquanto

isso realizamos diversas reuniões de alinhamentos com os diretores e liga das entidades para que tudo ocorresse como o esperado durante o ano.

Durante o mês de fevereiro, nossas atividades ficaram concentradas em recepcionar os ingressantes, e possibilitar uma ótima semana de boas-vindas, assim, recepcionamos todos eles durante a matrícula e inicios das aulas. Ainda em fevereiro, tivemos diversas atividades que atuamos, como o Bixo Folia, organização da salinha do C.A tanto do CV quanto a sede, papelaria. Ah claro, não podemos esquecer que recepcionamos e acompanhamos a Marina Silva durante sua vinda a Ribeirão Preto.

Além disso, junto à Coordenadoria de Sustentabilidade (CSF) planejamos algumas atividades à serem desenvolvidas na FEA-RP. Outro projeto que tivemos atuação foi o “Não é Não” que em parceira com a Professora Rosana, fizemos um manual sobre como agir em situações de abuso.

Em março e abril nossas atividades passaram a ser mais concentradas a reuniões e acompanhamentos dos Diretores, assim, realizamos reuniões com os Centros Acadêmicos de Ribeirão Preto, Diretoria FEA-RP, Escritório de Negócios, PRME, discutindo diversos assuntos como, movimento estudantil, alocação de salas, comissões para aproximar a FEA do mercado de trabalho e entre outras.

Acadêmico

Esse mês passamos praticamente INTEIRO, INTEIRO organizando a campanha EarthFEA e esperamos que todos vocês compareçam em nossos eventos, teremos oficinas de “corte e costura”, palestras, e muito mais!

Apesar dessa campanha ter sido a atividade que consumiu mais tempo da nossa diretoria, existiram várias outras, como por exemplo: criamos o “Juntas Resistimos” um importante passo contra o machismo na FEA-RP, estamos organizando as eleições extraordinárias dos representantes discentes da FEA (se você conhecer alguém da pós, por favor conte para ele(a)). Bom, tivemos um mês ocupado e cheio de imprevistos, contudo, todos os membros foram mais do que capazes de lidar com tudo com muita excelência e responsabilidade. Quaisquer dúvidas e/ou sugestões, por favor entrem em contato conosco e muito obrigado por sua atenção.

Comunicação

A comunicação começou o ano renovada!
Cumprindo parte do PG da Libeers, foi trabalhado uma nova imagem para o C.A. (mais jovem e engajada com problemas sociais e acadêmicos) através do logo comercial e do site. O antigo logo passou a circular em documentos oficiais (vocês podem encontrá-lo em recibos e outros docs no computador do C.A.) e o novo em imagens externas, apresentado em nossas camisetas e produtos da matrícula.
Foi refeito o mural e um adesivo identificando os espaços do C.A. pela FEA-RP, todos com a nova cara da nossa entidade.
Depois do trabalho físico, a parte interna da diretoria começou a ser trabalhada com a entrada dos novos padawans da comunicação. A divisão de trabalho teve duas etapas: atividades por diretoria e atividades em dupla. Como a diretoria de comunicação é recente (ela era em conjunto com projetos na diretoria de marketing), ainda temos muito trabalho para estabelecer as atividades! (Afinal, além de criar artes, divulgar, auxiliar em projetos e administrar quatro páginas com temáticas diferentes, temos os projetos internos que surgem conforme a necessidade de adaptação de imagem do C.A.)
A comunicação, apesar de ser feita por velhos cavaleiros Jedis, pode ser ajudada por você também (sith ou não)! Divulgue, compartilhe, faça parte dos projetos do C.A., além de desenvolver a entidade, você SE desenvolve através dela :D
Dá um ligue nas mudanças e atividades que a COM fez nesse ano:

Cursinho

Oin gente :) tudo bem com vocês?


Dezembro


Antes das aulas do cursinho começarem, fizemos uma limpeza na nossa biblioteca, que fica na salinha do CA dentro do CV (um pouco confuso, mas vocês se acostumam). Nós tínhamos enviado um e-mail para a Ético, fornecedora de apostilas e eles não retornaram se podíamos enviar o material que não foi usado.

Porém, conseguimos entrar em contato com a Farmácia que está montando um cursinho para o segundo semestre desse ano e doamos todo o material :)

Além desses materiais na estante, temos mais alguns matérias do COC no outro armário. Também temos livros(didáticos) de todas as matérias, livros de literatura e também só de exercícios.

Nossa biblioteca, apesar de não estar tão limpinha quanto desejávamos, está sendo um sucesso e muitos alunos pegam vários livros para complementar seus estudos.

Essa foto à esquerda mostra as apostilas que foram doadas à Farmácia.

Lotamos 2 carros (que ficaram até rebaixados) de tanto peso e os alunos da Farma foram super receptivos e nos ajudaram a carregar tudo. (UFA!!)


Uma dica para vocês que podem nos ajudar é sempre olhar a estande de trocas que fica no B2, na diagonal do banheiro masculino. Sempre alguém doa livros antigos e no meio sempre tem livros de literatura, os quais mais precisamos.


Janeiro/fevereiro

O que o cursinho fez nas férias?

Férias, o que é isso? Os trabalhos do cursinho não pararam.

Abrimos nosso processo seletivo para alunos com a divulgação do nosso Manual do Candidato 2016 no dia 14 e do dia 21 de dezembro ao 22 de janeiro os candidatos (as) se inscreveram e analisamos mais de 700 perfis e selecionamos os aptos para fazerem a prova.

A segunda fase do nosso processo foi a realização da prova no dia 5 de fevereiro, em que apareceram em torno de 200 pessoas. Queríamos agradecer a todos que ajudaram no dia da aplicação da prova, vocês foram demais <3

Muitos ajudaram na correção das provas e o resultado deu uma atrasada devido a semana de recepção dos calouros, mas estava previsto para o dia 24 de fevereiro. Data tão esperada pelos nossos novos 50 alunos : )

O cursinho também abriu o processo seletivo para os professores. Após conversar com todos os professores em dezembro e relatar a mudança de que estávamos contratando professores voluntários, alguns saíram, mas a maioria permaneceu. Nós publicamos o edital juntamente com nossa arte maravilhosa e super fofa <3


Esporadicamente, postamos artes com depoimentos dos professores que trabalham conosco e o feedback é muito positivo e chamou mais atenção aos alunos USP que tem vontade de dar aula.



Ao total, divulgamos 6 chamadas e ainda não estamos com a quantidade de alunos pretendidas.

4 alunas precisam fazer rescisão, mas por mais que os membros do cursinho liguem elas não vão no CA. Atualmente, nem divulgamos mais listas porque é apenas dois nomes no máximo e achamos mais eficiente ligar e mandar e-mail


Março


Nossas aulas começaram dia 14 de março, mas o cursinho começou atividades com os alunos desde o dia 7 de março. Denominamos a primeira semana de semana zero, em que realizamos várias dinâmicas para os alunos se conhecerem melhor e também a equipe do cursinho e professores.

Também mostramos os principais lugares da FEA e foi bem divertido.


No último dia de atividades aplicamos uma prova de conhecimentos gerais - Prova do Instituto Embraer de 2014 feita pela fundação Vunesp para saber as deficiências dos nosso alunos e passamos os resultados para os professores que se preocuparam e marcaram aulas extras de manhã para reforçar o conteúdo.


A prova continha 60 questões básicas de todas as matérias e uma redação, a qual por ser narração os alunos acharam que era pegadinha, isto é, demonstraram que o conhecimento sobre vestibulares, como a Unicamp que cai gêneros de redação é bem pouco.

Nossa média de acertos foi bem baixa, mas iremos comparar com o nosso 1° Simulado se teve melhoras.

Outra novidade foi que depois de muita procura conseguimos completar o nosso quadro de professores. Ele ainda precisa de mudanças, porque está muito sobrecarregado de matérias pesadas no mesmo dia e professores. Mas, já estamos trabalhando nisso.


Também começamos a trabalhar com o caderno de ponto, mas por algum motivo misterioso ele sumiu e nunca mais vai ser encontrado.

O caderno de ponto exite com finalidade de termos controle dos horários e quantidade de aulas que os professores dão para podermos calcular o auxílio custo benefício dos professores.

Sempre guarde esse caderno na gaveta do cursinho e vamos cuidar do que é nosso para não ter que comprar outro :)


Abril


Tivemos nosso primeiro treinamento, oferecido pela Musa das Artes, a Libras. Nós aprendemos a mexer no Corel e agradecemos a Libras por ter nos ajudado e ter paciência conosco :) Ainda somos babys haha mas vamos melhorar :)

Em baixo, uma arte feita por nós para comemoração do dia do café, companheiro fiel aos estudantes.


Financeiro

Olar, flavianos.

Viemos falar um pouco do que acontece internamente na diretoria mais ~rica~ analítica do CA.

Por ser uma área completamente operacional e de suporte às outras diretorias, não há muitas mudanças nas nossas atividades, mas problemas sempre surgem. O financeiro é dividido em 4 áreas, cujo os membros se alternam a cada mês e aqui vai um breve resumo do que já aconteceu em cada uma delas :


Escola de idiomas: passaram por essa área o Dorah e a Fofa. Ambos já sentiram a alegria de ver muito




entrando na nossa conta graças a essa maravilhosa diretoria, a morte horrível de gerar boletos um a um e a preocupação com as elevadas taxas de inadimplência.


Cursinho: idem ao anterior. Já passaram por essa área: Xamã e Guimi. Aliás, o Guimi deu um jeito de automatizar boa parte do processo de geração de boletos (te amamos, Guimi)

Comercial: já trabalharam: Catuaba ( sdds Catu) e Xamã. Os principais avanços nessa área foram a encomenda a mais das nossas queridas camisetas para deixarmos em estoque e o constante trabalho em conjunto a diretoria de projetos para aprimorar sempre nossa papelaria.


Despesas gerais: área mais querida pelas outras diretorias, pois é daqui que saem os reembolsos para os membros, além de cuidar de outras despesas mais... Como eu posso dizer... GERAIS


Por fim, já começamos a participar das reuniões do feaMUN à fim de garantirmos um orçamento saudável para o evento e para o CA, iniciaremos um treinamento de Excel para os membros (oferecido pelo Guimi) e começaremos os preparativos para abrir um curso de Excel para a FEA. Há guardem que logo soltaremos um balanço financeiro da nossa gestão até o momento.


PS 1: O Dorah é amigo do Biel

PS 2: Adoramos fazer bloquinhos de moedas

PS 3: Também daremos um treinamento para entender o que o catraca escreve no WhatsApp


Escola de Idiomas

Números da E.I.

Número de turmas: 8


Inglês: 4 turmas (48% dos alunos – 27 alunos)

Francês: 4 turmas (52% dos alunos – 29 alunos)


Número de rescisões: 18 (23% das inscrições)

Inglês: 13 (72%)

Francês: 5 (28%)


Inadimplência: 13 (29,55% dos pagantes)

Março: 5 inadimplentes

Abril: 12 inadimplentes

Sobre a E.I.

Sobre os membros

Durante os primeiros meses, os membros novos foram apresentados aos processos da Escola de Idiomas. Houve um revezamento das atividades que são separadas em coordenadorias, para que cada membro desenvolvesse uma visão sistêmica do trabalho desenvolvido pela diretoria. As coordenadorias e suas respectivas atividades são:


Sobre a diretoria

A diretoria focou em dar continuidade ao processo de regularização enviando um projeto para a graduação antes do início das aulas (quem quiser ver o projeto está na dropbox da E.I no computador do C.A.). Há muita burocracia envolvendo a criação de um convênio entre o C.A.F.C.F. e a FEA-RP.

Além disso, houve uma queda considerável no número de alunos e, consequentemente, na receita da entidade, por isso estão sendo realizadas pesquisas de marketing e sendo desenvolvido um projeto que foca a parceria dos centros acadêmicos do campus da usp, em que a cada quantidade de alunos que fecharem contrato nos cursos, daremos uma certa quantidade de bolsas para os membros dos centros acadêmicos participantes.

Também estão sendo realizadas as reposições das aulas, por causa dos feriados e faltas dos professores (Professor Júlio de Francês está na Europa) conforme o planejado e estão sendo passados e analisados os feedbacks de qualidade do curso

Por fim, realizamos uma reunião com um representante da national geographic que nos apresentou o material de business, que terá uma grande possibilidade de ser implementado no segundo semestre no curso de inglês para negócios, e o melhor de tudo, recebemos um exemplar e o treinamento para o professor do C.A. Se custo algum *-*.


Highlights

Muitas novas ideias estão surgindo do time como um todo, o membro Samu desenvolveu um novo logo para a escola, que ficou muito bom e pretendemos usar na nossa estratégia de marketing.

E aí estão os membros do time mais lindo do C.A.

Gestão de Pessoas

Olá, C.A.

Aqui vai um resumo do que foi feito pela Gestão de Pessoas (GP) nessas semanas.

Como alguns de vocês já devem ter visto, já estão “no ar” a plataforma para sugestão de pautas para as nossas Reuniões Gerais (RGs) e algumas das “Dicas da GP”. Mas vocês sabem o que elas são?

Bem, ambas proporcionariam maior interação para os integrantes da entidade. A plataforma foi criada visando reservar um espaço nas RGs para quem pretendesse apresentar um novo projeto/ideias, mostrar o que foi feito durante a semana ou, simplesmente, opinar. Já as “Dicas da GP” serviriam de suporte para os membros em todos os quesitos: administração de tempo, estruturas organizacionais...

Por falar nisso, tivemos um treinamento com a IRHIS, tanto a nível geral como também interno (especialmente para a diretoria de GP). O enfoque foi dado à cultura organizacional e sua importância na empresa, no caso, o nosso CA.

Agora, vamos falar de algumas iniciativas da GP que já estão em andamento: “Couching” e controle de presença. O primeiro serve no estudo das abordagens de diretores e grau de receptividade dos membros quanto às atividades. O segundo está vigorando nestas últimas semanas, em RA (Reunião Acadêmica), RG e na salinha, como critério de membresia.

Fechando com chave de ouro, falaremos do IntegraLight. Foi cheio de quitutes gostosos, jogos, gente bonita e “vozes afinadas”. Deixamos aqui um agradecimento a todos que fizeram esse evento possível e agradável.

Como GP, estamos abertos a “Feedbacks”. Cheguem quando quiser para conversar. Não se acanhem, por favor. Nosso objetivo é visar um meio-termo, em que todos consigam entrar em um acordo e sair ganhando com isso. Esperamos que o nosso trabalho esteja sendo bem visto pela maioria, pois é feito com muito esforço e amor.

Obrigada pelo espaço e até a próxima.

Big image

Projetos

  • Parceria entre o CA e a escola de intercâmbio SD Student Travel, oferecendo desconto para os alunos da FEA-RP que se inscreverem no curso de férias Project Management, em San Diego, Califórnia;
  • Parceria entre o CA e a Cervejaria Colorado para divulgação do movimento de conscientização sobre a dengue “Vire o Jogo” no Facebook. Ganhamos adesivos da campanha e estamos aguardando a entrega das unidades de cerveja!
  • Demesa fez a encomenda das camisetas da FEA-RP e da Jack Daniel’s;
  • Baliza fez a encomenda dos colleges;
  • Dando continuidade ao projeto dos televisores informativos na FEA-RP, o Global organizou a votação dos locais de instalação – será um televisor no Bloco B-2 e outro na entrada do Bloco A, na entrada que leva ao Convívio - e enviou um ofício à Diretoria da faculdade para a execução da compra dos suportes dos televisores. Estamos no aguardo do STI analisar o melhor modelo para a compra e posterior instalação;
  • Continuidade do projeto dos armários, com instalação dos lockers;
  • A Demesa enviou um ofício à Diretoria para a compra de uma tenda azul, mais prática, para substituir nossa tenda atual. Ela também está cotando a personalização da nova tenda com o logo do CA;
  • Novo produto na papelaria – corretivo;
  • O Parrudo deu a ideia de fazermos pins e personalização de blazer com o logo da USP. Ele está cotando os modelos;
  • O Baliza está conferindo a viabilidade de um novo espaço físico para as entidades em substituição às casinhas usadas atualmente;
  • O Parrudo fez a planilha de personalização das camisetas da gestão, e vai fazer a encomenda delas e das polos do CA;
  • Estamos entrando em contato com os professores para eles fazerem a doação de sangue para o FEA Viva para, assim, podemos fazer uma divulgação prévia postando a foto deles no momento da doação.
  • Fizemos o cadastramento dos participantes do Open do feaMUN

ESTRELINHAS DO CA

Durante o começo da gestão até agora, foi observado através das pesquisas acadêmicas algumas atividades ~diferentes~ no C.A. Confira em números:

  • O Veras disputou com o Global o lugar de piadas e frases mais desnecessárias. Houve um empate de 99+ para os dois e o desempate ocorre a partir da próxima semana.
  • Drummond foi eleito o gótico mais gótico da FEA-RP. Ninguém é mais trevoso que quem ouve Fresno e Cine até hoje. So long, góticos suaves, Dru mandou pas.
  • O número de PTs do Primo ainda não foi alcançado por nenhum Big Animal desse ano, seria esse um marco histórico no campus USP-RP?
  • Vou botar aqui uma receita de miojo com nugget porque é ótimo. Se leu até aqui, marca o Veras nos comentários do post.
  • A Lírio inaugurou seu sótão com open de Catuaba, Dj Libras a noite inteira e cama redonda com espelho no teto. Convites direto com ela.

DÁ UM LIGUE NOS EVENTOS MIGOS

FEA VIVA, dias 23 e 24 de maio

Doar sangue é bom e todo mundo gosta (né?!), ajude alguém que necessite doando com nossos abigos da Júnior.
Link do evento: https://www.facebook.com/events/1719111991660161/

Inscrições feaMUN 2016

Durante os dias 1 a 31 de maio, estaremos realizando o primeiro ciclo de inscrições para a melhor Simulação desse país, mozamigo.
Convide todo mundo e espalhe a palavra do amor com esse evento que tem todas as infos do projeto: https://www.facebook.com/events/260033424351123/

earthFEA - Semana de Sustentabilidade

Organizada pelo CA Flaviana, a Semana traz conversas sobre os pilares da sustentabilidade e seu viés econômico (feano adora ouvir isso, fala baixinho no ouvido de um pra vc ver).
Teremos diversas atividades durante essa semana!
Link do evento, onde postaremos detalhes das atividades: https://www.facebook.com/events/1108018275907440/

Acabou, mas mês que vem tem mais!

Quer mandar uma coluninha sobre algo legal, interessante ou engra? Amanda para a Libras!
Teremos um espaço especial para voluntários na coluna de pesquisas acadêmicas do próximo mês.


SO LONG, FAMIGLIA! <3

O C.A. no mundo: