Basquetebol

Projeto de E.F.

Introdução

O basquetebol, ou simplesmente basquete, surgiu no ano de 1891, na cidade de Springfield, Massachussetts. Foi criado por um homem chamado James Naismith, professor de educação física da Associação Cristã de Moços (YMCA, em inglês).O esporte surgiu da necessidade de um esporte praticável dentro de ambientes fechados, em decorrência do rigoroso inverno de Springfield.
As principais competições internacionais da contemporaneidade são o Mundial de Basquete Masculino e Feminino, os Jogos Olímpicos e a, na América do Sul, Liga Sul-Americana de Basquete. Competições mais regionais que têm grande projeção são a NBA (National Basketball Association) e a NBB(Novo Basquetebol Brasil).
A primeira seleção brasileira foi formada em 1922,em uma competição para celebrar o “Centenário do Brasil em Jogos Latino-Americanos”, na qual foi campeão. E decorrido da ascensão do futebol no cenário brasileiro, outros esportes também ganharam entidades especializadas, e assim foi criada a Confederação Brasileira de basquetebol, que existe até hoje.
O Basquete no Brasil têm ascendido incrivelmente nos últimos anos com o NBB, sendo destaque da competição o time Brasília com três títulos nacionais, e em seguida o seu “rival” Flamengo com um campeonato. Atualmente os Estados Unidos é o país com maior quantidade de praticantes do esporte, sendo um esporte comum e popular, assim como o futebol é no Brasil, tendo como intensificador o fato de ter sido criado lá. Obviamente o maior público consumidor do basquete se localiza nos EUA, assim como a maior receita gerada através do esporte. Não são, entretanto, os americanos únicos que se interessam pelo basquetebol. Em um movimento de internacionalização das competições, diversos esportes acabam por atrair os olhares globais , entre eles o basquete, tendo altamente conceituadas as competições olímpicas e o campeonato mundial da FIBA (Federação Internacional de Basquetebol)
Vários atletas brasileiros atuam no exterior atualmente como Leandrinho, Nenê, Thiago Splitter, Anderson Varejão e Marquinhos ( que atuam na NBA, e na Seleção Brasileira de Basquete).E mesmo lá, são bastante populares, deflagrando muitas vezes a qualidade do jogo destes atletas. Dentro do Brasil, devido ao crescimento exponencial recente do esporte, os jogadores vivenciam um acréscimo de notoriedade, prestígio e até salários. O crescimento também acarreta o surgimento de novos times e a melhoria dos times existentes, incentivando a criação de atletas nacionais.

Tecnologia nos esportes

A tecnologia da informação está a mudar tudo o que conhecemos.Com os esportes não é diferente,sofrem também a influência da tecnologia.A tecnologia aparentemente,não traz diretamente benefícios ao corpo da pessoa,pelo contrário,o entretenimento oriundo dessas tecnologias é sedentário e acaba por incrementar a falta de exercícios físicos.
Há entretanto,outra face da tecnologia que pode ser utilizada para aprimorar o desempenho de atletas e não atletas na prática física.Ela consiste no acesso generalizado à informação,tornando possível a uma rápida obtenção,análise e integração desse conteúdo,resultando em decisões mais rápidas e corretas.Especificamente aos atletas a tecnologia,através de pesquisas laboratoriais,permite a atualização e a melhoria nas técnicas práticas de jogo.Ela,dessa maneira,incrementa e melhora a performance e a prática dos esportes e atividades físicas no mundo.

Membros que realizaram os testes de comparação

MOV00918
MOV00893
MOV00900

Conclusão

Não houve grande melhoria direta no aproveitamento dos integrantes. Houve, na verdade, uma melhoria na precisão, tendo em vista que os jogadores seguiram as instruções que os outros integrantes forneceram, informações estas que eram baseadas na análise das fotografias. É discernível, nas imagens onde os jogadores seguiram as instruções, notar o quanto melhorou o posicionamento e a empunhadura. A ausência da melhora de rendimento dos jogadores suscita a falta de prática dos arremessadores, uma vez que é grande a probabilidade desta ter sido a razão do fraco desempenho. Outro motivo que foi notável durante os arremessos trata-se da não compreensão completa das instruções por parte dos jogadores – visível nas imagens. Houve falhas individuais como a inabilidade para mensura a força, o posicionamento incorreto com relação à tabela e, sobretudo, a angulação e empunhadura dos rapazes.
Após a realização deste trabalho, foi possível concluir que a tecnologia da informação quanto ferramenta de busca de conhecimento e câmera fotográfica possibilitaram a melhoria na precisão dos arremessos. Entretanto ,devido a falhas práticas e técnicas, a melhor precisão na refletiu no aproveitamento dos lances.

Integrantes

Colegio Marista de Brasilia - 2 ano F


Pedro Henrique

Gustavo Liborio

Teodoro Kowalski

Humberto Oliveira

Pedro Costa

Victor Araujo

Frederico Beck